
Não é à toa que o ex-ministro José Dirceu se refere a Vladimir Palmeira como “eterno líder”. Um dos quadros mais importantes do PT, o político reuniu nomes de peso do partido por conta de seus 80 anos, em seu apartamento na Tijuca, Zona Norte do Rio.
Além de Zé Dirceu, também passaram por lá o deputado federal e prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá, atual vice-presidente nacional do partido, e seu filho Diego Zeidan, cotado para assumir a Secretaria Municipal de Habitação do Rio.
Companheiros de Luta
Fundadores do PT nos anos 1980, ao lado de outros companheiros, José Dirceu e Vladimir Palmeira se conheceram nas trincheiras do movimento estudantil que combatia a Ditatura quando ela esteve no auge, nos anos 1960.
Em 1969, Dirceu estava entre os 15 presos políticos libertados pelo regime militar em troca da liberação do então embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, que havia sido sequestrado por militantes de esquerda. Vladimir Palmeira, então líder estudantil, foi libertado junto com Dirceu.
Em 2011 Palmeira deixou o partido quando a legenda aceitou a refiliação do ex-tesoureiro Delúbio Soares, também considerado culpado no processo do mensalão. Apesar disso, os laços históricos entre eles permanece sólido apesar das divergências que apareceram ao longo do tempo, mas nada que abalasse a amizade entre os dois.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/ze-dirceu-e-quaqua-celebram-os-80-anos-do-camarada-vladimir-palmeira/