18 de dezembro de 2024
Deputados da Alerj farão sobrevoo de helicóptero em Imunana-Laranjal
Compartilhe:

O general Walter Braga Netto, preso na 1ª Divisão do Exército, na Vila Militar do Rio de Janeiro, pode estar usando sua posição privilegiada para articular conspirações contra a democracia, segundo alerta do deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ). Em ofício enviado ao Ministério da Defesa, Lindbergh questiona como o Exército está administrando a prisão do general, indiciado por tentativa de golpe de Estado.

Braga Netto foi detido no último sábado (14) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sob suspeita de liderar um plano para assassinar autoridades e obstruir investigações. O general está preso em uma unidade militar que chefiou anteriormente, onde mantém contato com subordinados.

“A decisão do ministro Alexandre de Moraes estabelece condições como não ter encontros com outros advogados além dos autorizados. Aquele lugar onde ele está preso não pode virar um centro de conspirações”, afirmou Lindbergh. Ele teme que Braga Netto use sua influência sobre os militares para fazer política, comprometendo a investigação e a democracia.

O deputado solicitou ao ministro da Defesa, José Múcio, informações sobre as medidas adotadas para restringir visitas e contatos no local de detenção. Ele também sugeriu a transferência do general para outro ambiente, longe de subalternos. “Tivemos o precedente do Mauro Cid, que recebia a visita de seu pai o tempo todo”, alertou.

“Braga Netto não pode usar a prisão para conspirar contra a democracia e atrapalhar investigações sobre a tentativa de golpe. Vou apresentar requerimento ao ministro para saber como estão controlando visitas e contatos na prisão”, concluiu Lindbergh.

Com informações de Revista Fórum

Fonte: https://agendadopoder.com.br/prisao-de-braga-netto-pode-favorecer-conspiracoes-alerta-lindbergh/