O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a Brasília na manhã desta quinta-feira (19), após mais de uma semana em São Paulo, onde passou por uma internação médica no hospital Sírio-Libanês. Assim que chegou à capital federal, Lula seguiu de helicóptero para o Palácio da Alvorada, onde foi liberado pelos médicos para retomar suas atividades. No entanto, ele permanece com restrições, como a proibição de viagens e exercícios físicos.
Lula sofreu uma hemorragia na cabeça em decorrência de uma queda no banheiro, ocorrida em outubro, o que demandou uma cirurgia de emergência. Após exames nesta manhã, ele foi autorizado a retornar à capital federal e, ao desembarcar no aeroporto, seguiu de helicóptero diretamente para a residência oficial.
A volta do presidente ocorre em um momento crítico para o governo, marcado pela tramitação de medidas do pacote fiscal no Congresso Nacional. A Câmara aprovou parte do projeto na terça-feira (17), mas desidratou medidas importantes, como o bloqueio de apenas 15% das emendas não impositivas para atender ao novo arcabouço fiscal.
Outros pontos do ajuste fiscal, propostos pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda aguardam votação. Entre eles está a PEC que altera critérios para concessão do abono salarial e busca eliminar supersalários na administração pública. A votação da PEC foi suspensa na quarta-feira (18) após o governo não alcançar os 308 votos necessários para mudanças constitucionais.
Com informações da Folha de S.Paulo
LEIA MAIS
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-volta-a-brasilia-e-ja-esta-no-alvorada-onde-trabalhara-apos-cirurgia-e-exames-no-sirio-libanes/