Passageiros podem consumir bebidas que contenham álcool durante voos longos e, logo depois, caírem no sono. No entanto, nessas ocasiões, bebidas alcoólicas são ainda menos recomendadas e podem mais prejudiciais do que em condições normais.
Um estudo publicado em junho deste ano na revista Thorax analisou os efeitos do álcool consumido durante o sono em voos e concluiu que a exposição a essa substância somada a uma já baixa saturação do oxigênio devido à alta altitude e a menor oferta de oxigênio é prejudicial.
Por que pode ser bom evitar consumir álcool durante um voo?
A pesquisa analisou 48 indivíduos saudáveis divididos entre dois grupos em duas noites de sono de quatro horas cada. A escolha de um sono curto no experimento está relacionado com a simulação das condições de sono dentro de um avião.
O primeiro grupo dormiu em um laboratório a apenas 53 metros acima do nível do mar, enquanto o segundo dormiu em uma câmara a 2.348 metros acima do nível do mar. Em uma das noites, os pacientes consumiram álcool de forma moderada antes de dormir.
Segundo o estudo, a combinação de consumo de álcool e redução da saturação de oxigênio durante voos diminui a qualidade do sono e desafia o sistema cardiovascular. Esses efeitos costumam aparecer na ingestão de bebidas alcoólicas em altitudes mais perto do mar, porém são exacerbados em pontos mais altos do planeta.
Leia também:
- Tomar uma antes de dormir pode prejudicar o sono, diz pesquisa
- Entenda como o álcool age no seu intestino e por que ele causa estrago na hora de ir ao banheiro
- Como fazer as pessoas beberem menos álcool?
Os autores do estudo esperam que os resultados do estudo ajudem profissionais de saúde e instituições a criarem guias e recomendações para evitar emergências médicas em voos.
Sintomas cardiovasculares representam 7% das emergências em voos. Paradas cardíacas constituem 58% dos motivos para desvios de aeronave. De acordo com o artigo, consumir uma dose ainda maior de álcool durante os voos pode ser ainda mais prejudicial e aumentar os riscos de emergências médicas no avião, em especial, entre idosos e pessoas que já têm problemas de saúde.
Isso não é verdade. Segundo um estudo publicado em 2021, a simples ingestão de bebidas alcoólicas, independentemente da quantidade, pode prejudicar a longevidade.
O post Beber álcool em voos faz mal? Descubra por que pode ser melhor evitar apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/23/medicina-e-saude/beber-alcool-em-voos-faz-mal-descubra-por-que-pode-ser-melhor-evitar/