23 de dezembro de 2024
Após articulação na Câmara, Cláudio Castro celebra aprovação da renegociação
Compartilhe:

Felipe Amorim (da equipe do blog em Brasília)

O governador do Rio, Cláudio Castro, foi figurinha fácil em Brasília neste ano. Não foram poucas as vezes em que o chefe do Executivo do RJ esteve na capital federal. E, entre suas andanças, pôde-se ver o respeito com que conta nos Poderes. Na defesa do Propag, projeto que cria bases mais palatáveis para o pagamento das dívidas dos estados, Castro se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com os presidentes da Câmara e do Senado. Castro pediu revisões que foram desde a redução de juros para o pagamento dos débitos até o prazo final de quitação. No final, o que se viu foi um texto celebrado no Palácio Guanabara e que agora depende da sanção presidencial.

Castro também se manteve firme em relação à acalorada discussão em Brasília sobre o uso de câmeras corporais por policiais. Sem se opor ao tema, o governador do Rio manteve posicionamento firme ao dizer que não colocaria câmeras nos uniformes policiais durante operações que colocassem as vidas dos agentes em risco. O posicionamento dele foi seguido por outros governadores e levado em conta pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O trânsito do governador em Brasília também mira o futuro, já que Castro deve ter no Congresso o seu futuro político. Em 2026, o governador deve ser candidato ao Senado. Mas, uma eventual candidatura à Câmara também não está descartada. O partido dele, o PL, quer construir uma grande frente de parlamentares para o próximo mandato e, neste projeto, Castro seria uma espécie de “engrenagem central”,

Mas, até lá, ele pensa em fazer o seu sucessor no Rio. Por isso, o governador debate com o ex-presidente Jair Bolsonaro, com o senador Flávio Bolsonaro e com outros caciques do PL quem seria o melhor nome para vir candidato. O que está claro é que em 2025, Castro também deve ir bastante a Brasília.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/castro-se-mostra-bom-articulador-politico-brasilia-e-termina-2024-com-objetivos-alcancados/