25 de dezembro de 2024
Em Niterói, Rodrigo Neves segue divulgando nomes do primeiro escalão
Compartilhe:

O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), anunciou, nesta segunda-feira (23), mais um pacotão de nomes que vão compor o primeiro escalão da Prefeitura em 2025. O primeiro anunciado foi Elton Teixeira, para a Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária.

“Eu não tenho dúvida que nesse novo ciclo o Elton vai consolidar as conquistas relacionadas à renda básica e à Moeda Arariboia, que é o maior programa municipal de renda básica do mundo, proporcionalmente. Em agosto de 2025, nós vamos ter o encontro mundial da renda básica, de todas as experiências internacionais, aqui em Niterói, para a gente debater sobre isso com o resto do mundo”, disse Rodrigo.

Formado em jornalismo, Elton Teixeira é pós graduado em relações governamentais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mestrando em ciências sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).   

“Agradeço ao prefeito Rodrigo Neves pela confiança. É um desafio a gente continuar trabalhando para seguirmos diminuindo desigualdades sociais. Eu tenho certeza de que Niterói, da mesma forma que durante a pandemia foi um farol de políticas públicas para o Brasil e para o mundo, nesse próximo período também vai implementar políticas públicas que serão exemplos no acolhimento a população em situação de rua, integrando uma série de serviços. A cidade vai continuar diminuindo desigualdades e vai continuar investindo na política de segurança alimentar” afirmou Elton Teixeira.

Elton Teixeira vai assumir a Secretaria de Assistência Social e Economia Solidária

Quem estará de volta na Secretaria de Esportes em 2025 é o vereador Gallo (Cidadania). Luiz Carlos Gallo foi eleito vereador em Niterói nove vezes, atuou como secretário de Esporte e Lazer de Niterói, de 2017 a 2022 e, agora, volta ao cargo.

“O vereador Gallo tem muita experiência, foi presidente da Comissão de Esporte da Câmara de vereadores, foi meu líder de governo e exerceu a liderança de governo com competência e habilidade. No meu segundo mandato, convidei o Gallo para ser secretário de Esporte e ele deu uma guinada na agenda do esporte em Niterói”, ressaltou Rodrigo.

A velejadora olímpica e vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, celebrou a escolha e destacou os desafios da área de esportes nos próximos anos. 

“Niterói tem toda vocação para o esporte, infraestruturas foram criadas e a gente pode utilizar ainda melhor essas infraestruturas no contraturno escolar. O esporte fortalece também a formação das crianças, da autoestima, da civilidade. Com certeza o Gallo, com toda a experiência que ele tem, vem para unirmos forças e trabalharmos juntos, porque a gente ama a nossa cidade”, disse Isabel Swan.

No dia 1º, Gallo assume seu nono mandato na Câmara e, no mesmo dia, tomará posse como secretário de Esporte e Lazer.

“Estou lisonjeado com o convite. Não vai faltar lealdade e dedicação. Eu fico muito feliz em poder participar desse novo ciclo que começa agora a partir do dia 1º e do lado da nossa querida Isabel Swan, que tem uma experiência de medalhista e uma forte relação com o COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Vai ser muito importante nossa parceria para somar com a secretaria. Esse grupo com certeza vai se consolidar cada vez mais e nós vamos transformar Niterói na cidade do esporte em todos os sentidos e em todas as modalidades”, destacou Gallo.

Gallo volta a comandar a Secretaria de Esportes em 1º de Janeiro

Rodrigo também divulgou os nomes de Elissa Rasma como coordenadora do Núcleo de Gestão Estratégica e Katherine Azevedo para coordenadoria do Escritório de Gestão de Projetos

“O Escritório Geral de Projetos e o novo Núcleo de Gestão Estratégica (NGE) são duas ferramentas de extrema importância para a gestão e o planejamento do município. O Escritório de Projetos vai tratar todos os acordos de cooperação internacional e a captação de investimentos internacionais. O NGE cuida de todo o monitoramento do plano estratégico do Niterói que Queremos. São duas frentes muito importantes, duas ferramentas e duas áreas da administração que criei em 2013, e que vou retomar agora a partir de 2025 “, observou o futuro prefeito. 

Katherine Azevedo é historiadora pela UFRJ e formada em Relações Internacionais pela UFF. Mestre em Ciências e Saúde pela Fiocruz, ela é pós-graduada em Gestão de Projetos e especialista em Diplomacia de Governos locais pela Universidad Belgrano. 

“Queria agradecer muito ao prefeito Rodrigo. Estou muito confiante e acho que Niterói tem um potencial absurdo para a área internacional, para a área de convênios, captação de recursos, somos muito bem-vistos nacionalmente e fora do país. Vamos avançar ainda mais na imagem de Niterói para fora e para dentro também”, disse Katherine.

Formada em Gestão Pública pela UFRJ, Elissa Rasma tem mestrado na mesma área pela UFF e já atuou como subsecretária de Planejamento na Prefeitura de Niterói. 

“Formaremos eu e a Katherine uma grande parceira para avançarmos ainda mais em Niterói. Construindo uma boa carteira de projetos, vamos avançar com esses projetos, acelerá-los e planejarmos a Niterói do futuro para 2050, pensando na nova geração. Tenho certeza que será um grande desafio”, considera Elissa.

Elissa Rasma será coordenadora do Núcleo de Gestão Estratégica e Katherine Azevedo assume a coordenadoria do Escritório de Gestão de Projetos

Para a presidência da Fundação Municipal de Educação (FME), foi anunciado o nome de Andrea Bello. Servidora pública há 30 anos, com experiência de gestão em diversos órgãos, historiadora com pós-graduação e mestrado em Administração Pública pela EBAPE/FGV, Andrea Bello é doutora em Política Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da UFF e tem experiência em estágio pós-doutoral em Ciências Sociais no CPDOC/FGV. Ela atuou como diretora escolar durante dez anos no Ciep e é professora concursada da Educação de Niterói.

“Andrea tem uma formação muito sólida, além do chão da escola, porque foi professora e profissional da educação. Eu tenho certeza que ela vai conduzir a Fundação de Educação com muita firmeza e adotando as medidas que a gente precisa para uma infraestrutura cada vez melhor e com resultados de excelência. A Andrea vai ter o desafio de melhorar a qualidade da educação, de melhorar a qualidade da gestão da Fundação de Educação e a gestão escolar. Tenho certeza que ela vai dar conta desse desafio”, pontuou Rodrigo.

Andrea Bello destacou que usará de sua experiência para ampliar o diálogo com toda a comunidade escolar e aumentar os índices da educação em Niterói.

“Agradeço a confiança que o prefeito Rodrigo Neves está depositando nesse novo ciclo de gestão e tenho certeza que a gente vai trabalhar para colocar a Niterói como uma referência no país em educação”, aponta Andrea.

Andrea Bello será presidente da Fundação Municipal de Educação

Na pasta Habitação e Regularização Fundiária, um anúncio duplo. Como secretária, o futuro chefe do Executivo municipal definiu Marcele Sardinha de Almeida. Sérgio Magalhães será o consultor especial da pasta.

“O Sérgio é urbanista, foi secretário de Habitação do Rio, trabalhou com João Sampaio em Niterói. Teremos uma atenção especial para o programa que vamos executar, o Vida Nova no Morro. A Marcele foi superintendente da Caixa Econômica Federal, diretora e liderou programas de desenvolvimento urbano em todo leste fluminense. Através da pasta da Habitação vamos estruturar uma estratégia que será uma grande revolução urbana positiva em Niterói, com a Marcele como nossa secretária de Habitação, mais uma mulher liderando. O Sérgio será consultor da prefeitura para todo tema relacionado a desenvolvimento urbano. Eu tenho certeza que Niterói vai dar um bom exemplo”, destacou Rodrigo.

érgio Magalhães será o consultor especial da pasta de Habitação

Marcele Sardinha de Almeida é economista, pós graduada em Gestão Urbana pela FGV e Gestão pelo Ibmec. 

“Estou muito motivada, muito animada e consciente de todo o trabalho que precisa ser desenvolvido. Nós temos o entendimento de que os projetos que estão postos para a Secretaria de Habitação têm um potencial transformador, gigante para a cidade, para toda a população de Niterói. Então, podem contar com toda a minha disposição, minha experiência, uma vontade enorme de fazer tudo isso acontecer para a gente ver a população de Niterói ainda mais feliz”, disse Marcele.

Sérgio Magalhães é arquiteto e urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -FAU/UFRGS(1967) e doutor em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo-PROURB/FAU-UFRJ, com estágio na Universidade de Paris VIII (2004) e tem vasta atuação profissional nos setores público e privado.

“A percepção sobre as favelas é uma questão importantíssima que não se esgota na obra, não se esgota na urbanização. É um conjunto de coisas, onde esse conceito apresenta muito o princípio das pessoas. É preciso olhar a favela urbanizada, com casas de qualidade e ver que ali há um desenho urbanístico diferente da cidade convencional, mas que é assim e pode ser tão bom quanto um desenho de ruas planejadas. Têm exemplos no mundo todo que mostram isso, que é possível ter desenhos diferentes com qualidade de vida semelhante”, ressalta Sérgio.

Marcele Sardinha de Almeida, futura secretária de Habitação e Regularização Fundiária

Também nesta segunda-feira, foi anunciado o novo presidente da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin). O cargo será ocupado por Borges.

“Acílio, por conta da sua experiência na Clin conhece cada distrito e é um niteroiense apaixonado pela cidade. Eu tenho certeza que ele vai fazer um grande trabalho na CLIN. A gente vai começar agora, a partir de 1º de Janeiro, um projeto dentro do plano de 100 dias chamado Cidade Limpa, onde a gente vai fazer uma grande força-tarefa da CLIM para colocar lixeirinhas, capina de sarjetas, limpeza de calçadas, reforço à poda que a nossa Secretária de Conservação faz. Vamos dar e uma renovada na cidade e o Acílio já está orientado para começar”, garantiu Rodrigo.

Acílio Borges é advogado, tem experiência em administração e na Clin já ocupou os cargos de surpreendente e diretor.

“Estou muito animado com o convite e com bastante expectativa. Eu gosto muito de trabalhar na Clin e vou me dedicar ao máximo para corresponder a essa indicação”, disse Acílio.

Acílio Borges terá a missão de tocar a Companhia de Limpeza Urbana de NIterói (Clin)

Quem também retorna é o coronel Gilson Chagas, novamente à frente da Secretaria de Ordem Pública e Segurança. A pasta terá ainda Alberto Kopittke como consultor.

“O secretário Gilson Chagas é um profissional de segurança pública que nos últimos anos atuou na Coordenadoria Geral de Segurança Pública do Ministério Público do Estado, comandou o 12º Batalhão, a Polícia Militar, já foi secretário de ordem pública aqui em NIterói. O Alberto Kopittke é doutor em Criminologia, autor do livro Segurança Pública baseada em evidências e vai ser o consultor da prefeitura de Niterói para a área de Segurança Pública”, afirmou Rodrigo.

Bacharel em Direito e pós-graduado em Gestão em Segurança Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Gilson Chagas foi secretário municipal de Ordem Pública de Niterói de 2016 a 2019.

“Participei dos outros dois governos na área de segurança pública, onde houve uma transformação na cidade, baixando significativamente os índices de criminalidade, desenvolvendo a Guarda Municipal, promovendo a integração entre as forças de segurança, quero ir além. Vamos aumentar o ordenamento urbano, promover a integração entre as forças de segurança, como nos orientou o prefeito, e investir em tecnologia. Pretendemos colocar Niterói em um patamar nunca antes imaginado em recursos para a segurança e a ordem”, ressaltou Gilson.

Alberto Kopittke é advogado, doutor em Políticas Públicas pela UFRGS, mestre em Ciências Criminais pela PUC/RS. Bacharel em Direito, é especialista em Segurança Pública Baseada em Evidências e possui grande experiência na área de gestão de planos de prevenção a violência de Estados e municípios.

“Niterói já foi, na última década, a principal referência de redução da violência no Rio de Janeiro e acho que agora tem o grande desafio de se tornar uma referência nacional e da América Latina, especialmente agora que pretende trazer os melhores programas do mundo de prevenção para a gente disputar cada jovem da cidade contra o tráfico, contra o crime organizado, para que cada jovem possa estar dentro desses vários programas que a prefeitura tem. Vamos usar o que há de melhor no mundo, desde de programas familiares, programas escolares, programas nas comunidades, para que a Niteroi realmente mostre o caminho para vencer a violência para o Brasil inteiro. Niterói é essa a referência, mas nós vamos mostrar que pode ainda mais”, disse Alberto.

Gilson Chaga retorna para a Ordem Pública e Segurança, que terá Alberto Kopittke como consultor

Por fim, e não menos importante, a eterna secretária Dayse Monassa, que integrou o governo de todos os prefeitos desde Waldenir Bragança, na década de 1980, retorna ao comando da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser).

“A Dayse é apaixonada pela cidade, conhece cada canto do município e vai me ajudar muito a ter um padrão de conservação e excelência em Niterói. Ela está voltando com a energia renovada, cheia de gás. Temos vários projetos para os primeiros 100 dias de governo, como o Cidade Limpa, que vai ser a força tarefa com o CLIN e a Seconser, para que a gente cuide da conservação da limpeza, de ruas, calçadas e meio-fios. Eu tenho certeza que Niterói vai seguir avançando para ser uma cidade com qualidade de vida e com padrão de conservação e de limpeza de excelência. Por isso, é tão importante esse retorno da Dayse”, destaca Rodrigo.

Para a vice-prefeita eleita, Isabel Swan, a experiência de Dayse Monassa na conservação pública em Niterói pesou na escolha. 

“A Dayse conhece a cidade como a palma da mão e ama Niterói. Ela vai estar nesse time forte que estamos montando e com certeza quero escutá-la muito, porque é uma mulher que faz a diferença na cidade. A Dayse tem esse perfil de cuidar”, resumiu Isabel.

Arquiteta e Urbanista, Dayse Monassa atua desde 1985 na gestão pública, onde já passou por diversos setores ligados à execução e à conservação da cidade. 

“Eu quero agradecer a confiança do prefeito, foi um aprendizado para mim ter participado tão diretamente da campanha e pude ter nesse tempo um olhar externo, mais cuidadoso para onde pode melhorar e o que podemos modernizar. Estou muito honrada com o convite. Estou animada, com brilho no olhar e pronta para a gente avançar mais na nossa querida Niterói”, aponta Dayse.

Dayse Monassa reassume a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos

Ainda nesta segunda-feira, Rodrigo Neves divulgou ainda que o advogado Técio Lins e Silva será o procurador-geral do município. O atual ocupante do cargo, Francisco Miguel Soares, será o subprocurador.

LEIA TAMBÉM

Técio Lins e Silva será o procurador-geral do município de Niterói

Fonte: https://agendadopoder.com.br/em-niteroi-rodrigo-neves-segue-divulgando-nomes-do-primeiro-escalao-no-atacado/