27 de dezembro de 2024
Água dura faz mal? Saiba identificar a água da sua
Compartilhe:

Você conhece a água dura? Esse tipo de água oferece altos níveis de minerais dissolvidos, como cálcio e magnésio e, apesar de não ter comprovação científica de que faz mal para a saúde, ela pode causar vários problemas nos imóveis, como entupimento de canos, manchas em roupas e louças e redução da eficiência de aparelhos como máquinas de lavar e chuveiros.

Isso mostra que ter uma água pura e equilibrada é importante não apenas para nossa saúde, mas para os equipamentos e instalações de casas e empresas. Por isso, é importante saber identificar se a água da instalação é dura ou não, e como lidar com ela.

Leia mais:

  • Água pura é transformada em metal por cientistas
  • A inclinação da Terra mudou em 80 cm – como isso aconteceu?
  • Água subterrânea da Terra pode ficar muito quente para ser potável no futuro

Por isso, preparamos essa matéria, para explicar o que é a água dura, como ela se forma, quais os problemas que pode causar, como identificá-la e como resolver esse problema. Confira abaixo!

O que é água dura?

Água dura é a que possui uma alta concentração de íons de cálcio e magnésio, que são os principais responsáveis pela dureza da água. Os íons são provenientes da dissolução de rochas e solos que possuem esses minerais, como calcário e dolomita. De forma geral, a água dura pode ser encontrada em fontes subterrâneas, como poços e nascentes, ou em superfícies como rios e lagos.

A dureza da água é medida em graus, e podem ser usadas diferentes unidades como miligramas por litro (mg/L), partes por milhão (ppm) ou grãos por galão (gpg). Quanto maior o número de graus, maior é a dureza da água. Veja a tabela abaixo que mostra a classificação da água seguindo sua dureza:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a água como dura quando ela possui mais de 120 mg de carbonato de cálcio por litro. Já a água mole é a que possui menos de 60 mg de carbonato de cálcio por litro.

Como testar se a sua água é dura

Existe uma forma simples e eficaz para descobrir se a água que você usa é dura: o teste da espuma. Basta pegar um sabão ou uma pasta de dente e utilizar normalmente. Se o produto fizer pouca ou nada espuma, há chances da água ser dura, o que pode fazer com que você use mais produtos na hora do banho ou lavagens em geral.

Outras formas de testar se a água é dura:

  • Observar se sua louça fica manchada com resíduo branco ou cinza após lavá-la, ou que as roupas ficam duras ou opacas depois da lavagem, e até mesmo sua pele ressecada ou irritada depois do banho;
  • Comprar um kit de teste em lojas especializadas ou pela internet. É um frasco com uma solução que muda de cor de acordo com a dureza da água, e basta coletar uma amostra e adicionar algumas gotas da solução no frasco;
  • Também é possível usar um aparelho eletrônico que mede a condutividade elétrica da água, que é proporcional à quantidade de minerais dissolvidos nela. Quanto mais condutividade, mais dura é a água. Basta inserir o medidor na água e ler o valor na tela.
Imagem: Imagem: Madlen/Shutterstock

Água dura faz mal?

Não há estudos que comprovam que a água dura faz mal para a saúde. Porém, existem indicativos de que o seu consumo excessivo pode causar maior incidência de cálculo renal. Além disso, a água dura também pode fazer com que a água tenha maior quantidade de sal, causando gosto salobro e contribuindo para que a sede não seja eliminada, o que pode causar efeitos laxativos.

Como dito anteriormente, a água dura também causa ressecamento na pele e nos cabelos com o passar do tempo em uso contínuo, afetando diretamente a saúde do corpo das pessoas.

Já para os imóveis, os riscos são maiores. Os sais presentes na água podem ficar acumulados nas tubulações, entupindo ou enferrujando e contaminando a água que está em contato com ela. Com isso, os alimentos como vegetais, por exemplo, podem endurecer ao invés de amolecer na hora do cozimento.

Ela também pode fazer com que o sabão seja incapaz de fazer espuma, deixando manchas nos copos mesmo depois da lavagem, além de roupas e louças manchadas.

Outros problemas que a água dura pode causar:

  • Entupimento de canos, chuveiros, torneiras e conexões hidráulicas, principalmente onde passa água quente;
  • Na indústria, pode ter risco de acidentes como a explosão de caldeiras;
  • Corrosão acelerada dos componentes elétricos.
Utilize o chuveiro no modo verão ou desligado. Imagem: Caleb Wright/Unsplash
Imagem: Caleb Wright/Unsplash

Como resolver ou minimizar os problemas causados pela água dura?

Para eliminar a água dura, é feito um tratamento identificado como descalcificação, que consiste na passagem de água por resinas trocadoras de íons que captam o cálcio e o magnésio presentes. Os descalcificadores são aparelhos com resinas permutadoras em seu interior, que retém os minerais e transformam a água em macia (ou mole), mais própria para uso e consumo.

Outras soluções úteis no dia a dia são:

  • Usar vinagre: um ácido natural que pode dissolver os minerais que se formam nas superfícies. Basta misturar o vinagre com água em partes iguais e aplicar na área afetada, como a louça ou máquina de lavar. Deixe agindo por alguns minutos e depois enxágue com água limpa;
  • Usar bicarbonato de sódio: é um alcalino natural que também pode dissolver cálcio e magnésio. Pode ser usado para limpar a pele, o cabelo e as roupas. Misture uma colher de sopa de bicarbonato e, um litro de água e usar como um enxágue;
  • Usar amaciante de água: dispositivo que remove os íons de cálcio e magnésio da água, substituindo-os por íons de sódio ou potássio, que não causam depósitos. Cada tipo tem vantagens e desvantagens, e você pode escolher o que melhor se adapta às suas necessidades e orçamentos.

O post Água dura faz mal? Saiba identificar a água da sua casa e se há perigos em consumi-la apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/24/ciencia-e-espaco/agua-dura-faz-mal-saiba-identificar-a-agua-da-sua-casa-e-se-ha-perigos-em-consumi-la/