A Corregedoria-Geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) determinou o afastamento preventivo dos agentes envolvidos em uma ação que terminou com Juliana Leite Rangel, de 26 anos, baleada na cabeça na BR-040, em Duque de Caxias (RJ), na véspera de Natal, terça-feira (24).
Em nota, a PRF lamentou o ocorrido e informou que a Coordenação-Geral de Direitos Humanos está prestando assistência à família da vítima. A corporação também declarou estar colaborando com a Polícia Federal (PF) nas investigações.
Segundo relatos, Juliana estava com sua família a caminho de Niterói para passar o Natal com parentes quando o veículo foi alvejado. O pai da jovem, Alexandre Rangel, de 53 anos, que dirigia o carro, afirmou que tentou sinalizar que iria encostar após ouvir a sirene, mas os policiais já desceram do veículo atirando.
“Falei para minha filha: ‘Abaixa, abaixa’. Eu abaixei, meu filho deitou no fundo do carro, mas infelizmente o tiro pegou na minha filha. Eles já desceram do carro perguntando: ‘Por que você atirou no meu carro?’. Só que nem arma eu tenho. Como é que eu atirei em você?”, disse Alexandre.
Juliana foi levada ao Hospital Adão Pereira Nunes, onde passou por cirurgia. Seu estado de saúde é considerado gravíssimo. Alexandre foi atingido na mão esquerda, mas não teve fraturas e recebeu alta na noite do mesmo dia.
A Polícia Federal instaurou um inquérito para apurar os fatos. Peritos estiveram no local do incidente, coletaram depoimentos dos envolvidos e apreenderam as armas dos agentes da PRF para análise técnica.
A PRF, por sua vez, informou que abriu procedimento interno para investigar o caso e afastou os policiais de todas as atividades operacionais. “A PRF lamenta profundamente o episódio e reforça o compromisso com a transparência e a apuração rigorosa dos fatos”, destacou em nota.
Fonte: G1
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/12/abordagem-policial-na-vespera-de-natal-deixa-jovem-gravemente-ferida-na-br-040/