19 de abril de 2025
A estratégia de Bolsonaro para tentar dominar o Senado em
Compartilhe:

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pulicou em suas redes sociais o que ele acredita ser o mapa do tesouro para que os conservadores possam derrotar a esquerda nas eleições de 2026 e conquistar a maioria absoluta no Senado Federal.

Nas palavras de Bolsonaro, a esquerda estaria “prevendo mais um fracasso em 2026” e que por isso estaria trabalhando em duas frentes, defendendo o voto único para senador e costurando alianças com outros partidos.

“Prevendo mais um fracasso em 2026 a esquerda trabalha em duas frentes: o eleitor ter direito a um só voto para o Senado e a aliança com candidatos de outros partidos que, caso eleitos, não tomariam posições durante seus mandatos (senador isentão)”, afirmou Bolsonaro.

Na opinião dos ex-presidente, os conservadores não poderão errar na escolha dos candidatos para disputar o Senado. Segundo a cartilha de Bolsonaro, a estratégia do PL será lançar apenas um candidato por estado, buscando composição com as siglas que tiverem interesse, conquistando mais de 40 cadeiras entre as 54 que estarão em disputa.

“A direita e o centro-direita, não podem errar. Primeiro rechaçando o “voto único” e depois se compondo em boas escolhas de seus candidatos. Na quase totalidade dos estados a tendência do PL, partido mais à Direita, é lançar um só candidato ao Senado, buscando composição com outras siglas se assim desejarem. Dessa forma esses partidos podem eleger mais de 40 senadores num universo de 54 vagas. Com uma maioria de “Centro à Direita” a certeza do equilíbrio entre os Poderes e a volta da sonhada democracia em 2027”, ressaltou o ex-presidente.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/a-estrategia-de-bolsonaro-para-tentar-dominar-o-senado-em-2026/