Sete deputados estaduais renunciaram aos mandatos para assumirem cargos de prefeito ou vice para os quais foram eleitos em outubro. Outros dois solicitaram licença dos mandatos para assumirem cargos de secretários municipais na Prefeitura do Rio. Os pedidos de renúncia e de licença foram publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo desta segunda-feira (30) e valem a partir do dia 1º de janeiro.
Renunciaram aos mandatos: Andrezinho Ceciliano (PT) para assumir a Prefeitura de Paracambi; Dr. Serginho (PL), prefeito eleito de Cabo Frio; Léo Vieira (Republicanos), eleito para a Prefeitura de São João de Meriti; Márcio Canella (União), prefeito eleito de Belford Roxo; Luiz Cláudio (Republicanos) que vai comandar Mangaratiba; Tande Vieira (PP), eleito prefeito de Resende, e Eduardo Cavaliere (PSD), futuro vice-prefeito do Rio de Janeiro.
A deputada Martha Rocha (PDT) pediu licença do mandato para assumir a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Rio e Guilherme Schleder (PSD) para permanecer à frente da Secretaria de Esportes. Os dois foram convidados pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) para integrarem a equipe de seu futuro governo. Tanto Martha como Guilherme manifestaram a opção de manterem as remunerações de parlamentar.
Com o afastamento dos noves deputados a Alerj vai convocar os suplentes para assumirem as vagas a partir de janeiro. Um dos casos que deve provocar polêmica é a vaga de Martha Rocha. Quando aceitou o convite de Eduardo Paes para assumir a secretaria a pedetista garantiu que sua saída da Alerj vai abrir caminho para o segundo suplente do PDT, o ex-deputado Wanderson Nogueira, mas o primeiro suplente definido nas eleições de 2022, Ricardo da Karol, promete brigar pela vaga.
A polêmica envolve o fato de Ricardo da Karol ter trocado o PDT pelo PL para concorrer à Prefeitura de Magé este ano. Ele foi derrotado na disputa, obtendo apenas 8,56 % dos votos; foi o 2º colocado, perdendo para o prefeito Renato Cozzolino que foi reeleito com 88,74 % dos votos. Em 2022 ele concorreu a deputado estadual pelo PDT e ficou como primeiro suplente do partido.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/nove-deputados-deixam-alerj-para-assumirem-cargos-de-prefeito-vice-ou-secretarios-de-eduardo-paes/