A relação entre o TikTok e o regime do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, parece ter azedado de vez. Alvo frequente de críticas do governo venezuelano, a rede social chinesa agora foi multada em US$ 10 milhões (mais de R$ 61 milhões).
A decisão foi anunciada pelo Tribunal Supremo de Justiça do país nesta semana. O órgão alega que a plataforma foi negligente com vídeos virais que teriam levado à morte de menores de idade em território venezuelano.
Dois adolescentes teria morrido
- Segundo as autoridades da Venezuela, pelo menos dois adolescentes teriam morrido após participação nos desafios propagados na rede social.
- Não foram divulgados maiores detalhes sobre os casos.
- O que se sabe é que uma das vítimas é uma menina de 12 anos que morreu após ingerir remédios para cumprir a tarefa.
- Em novembro, Maduro pediu para que o órgão regulador de telecomunicações do país pressionasse o TikTok para que removesse os conteúdos.
- O assunto acabou chegando à corte do país, alinhada ao regime chavista.
- A justiça da Venezuela também determinou que a rede social deve estabelecer escritórios no país para continuar operando.
Leia mais
- Trump propõe salvar o TikTok e leva caso à Suprema Corte dos EUA
- Canadá fecha escritório do TikTok: “risco de segurança nacional”
- 2024: um ano de muitas turbulências nas redes sociais
Relação conturbada com as redes sociais
Este é mais um caso da disputa envolvendo o governo venezuelano e as redes sociais. A relação entre as partes piorou após a reeleição de Nicolás Maduro, em julho deste ano, um processo eleitoral que foi bastante contestado pela comunidade internacional. A oposição ainda tem usado as plataformas para difundir seus conteúdos e fazer críticas ao chavismo, aumentando as tensões.
Em agosto, Maduro acusou o TikTok de “fomentar a guerra civil” no país. Na mesma ocasião, afirmou que sua conta na rede teria sido impedida de fazer transmissões ao vivo e que a plataforma teria feito uma aliança com os fascistas. Apesar das críticas, o presidente venezuelano tem uma conta na rede social com mais de 3 milhões de seguidores e faz publicações frequentes.
O líder do regime chavista também já chegou a determinar o bloqueio por dez dias da rede X (antigo Twitter). Desde então, nunca mais publicou na plataforma e tem trocado farpas constantemente com o bilionário Elon Musk, dono da rede social.
O post TikTok é alvo de multa milionária na Venezuela apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/12/31/internet-e-redes-sociais/tiktok-e-alvo-de-multa-milionaria-na-venezuela/