Antigamente, os motoristas costumavam carregar muito mais itens em seus automóveis do que hoje em dia, principalmente porque é muito mais fácil conseguir o que se precisa em uma situação inesperada ou emergência. Com o celular, é possível acionar ajuda ou até mesmo encontrar estabelecimentos que tenham o que buscamos.
Contudo, ainda que a tecnologia tenha ajudado nesse sentido, ainda é importante levar alguns objetos dentro do carro que podem ser usados em diferentes ocasiões. Assim, fica mais fácil de lidar com contratempos que possam atrasar a viagem.
Leia mais:
- 9 hábitos que diminuem a vida útil e o valor do seu carro
- Conheça quatro hábitos perigosos para evitar dentro do carro
- 10 coisas que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico no Brasil
Alguns desses objetos são obrigatórios de ter no automóvel, enquanto outros são opcionais, mas é recomendado que todo motorista os tenha consigo, seja para viagens de passeio ou trabalho. Veja abaixo uma lista com alguns dos principais itens que todo motorista deve ter no carro.
8 itens que todo condutor deve carregar consigo dentro do carro
1. Documentos do motorista e do carro
Mesmo sendo óbvio, é importante o item estar na lista. Sempre confira se está levando a documentação necessária para ter no carro: CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do motorista dentro do prazo de validade, além do CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.
O Artigo 133 do Código de Trânsito Brasileiro diz que a posse do CRLV é dispensado caso o agente de trânsito tenha acesso ao sistema para consultar a situação do veículo. Contudo, não é possível garantir que a fiscalização vai ter acesso ao sistema, então, o ideal é levar o documento consigo.
Além disso, dirigir sem estar com a CNH ou com ela vencida são infrações passíveis de multa e retenção do veículo, até que um motorista regularizado possa buscá-lo.
2. Cabo de chupeta
Muitos fatores podem fazer com que a bateria fique sem eletricidade suficiente para dar a partida no motor, como faróis esquecidos ou quando o item já está desgastado e no fim da vida útil. Para resolver o problema, basta transferir a energia de um carro para outro.
Por isso, é importante ter um par de cabos para fazer a conhecida “chupeta”, um procedimento simples e rápido capaz de fazer o carro ligar, nem que seja para chegar a um lugar seguro ou oficina para substituir a bateria.
3. Lanterna
Esse item pode ser bastante útil para momentos de emergência em locais escuros, como para iluminar a roda do carro na hora de trocar o pneu, ou até mesmo para encontrar objetos em lugares mais escondidos do veículo.
4. Kit de ferramentas
Algumas ferramentas são obrigatórias para se ter no carro, como chave de roda e macaco. Porém, outras também podem ser necessárias em algumas situações e merecem um espaço no veículo. Alicates, chaves de fenda e Phillips são bastante úteis para fazer pequenos reparos.
Além disso, fita adesiva e isolante também podem ajudar bastante em algumas situações. É bastante fácil encontrar na internet e lojas de acessórios automotivos alguns kits já prontos, com as ferramentas essenciais para situações de emergência em carros.
5. Cabo de reboque
Quem costuma dirigir em vias sem asfalto ou quem pratica off-road pode ser bastante beneficiado por levar um cabo de reboque em seu automóvel. A chance de ficar atolado em dias de chuva aumenta, por exemplo, e esse item pode ajudar bastante para sair dessa situação.
Contudo, é importante verificar se ele é capaz de suportar o peso do seu veículo, e ao usá-lo, tenha certeza que está no ponto correto para evitar danos na carroceria ou no para-choque.
6. Kit de primeiros-socorros
Ter à mão antissépticos, analgésicos, antitérmicos, gaze, soro fisiológico, tesoura e outros pode ser bastante útil em casos de ferimentos leves ou situações médicas não sérias – ainda mais se o motorista estiver em um local distante de farmácias e hospitais.
7. Acessórios para o celular
É praticamente impossível sair de casa sem levar o celular, principalmente estando de carro, pois ele não só serve para ajudar a encontrar o melhor caminho e achar o local de destino, mas também é útil para a comunicação em situações de emergência e necessidade.
Por conta disso, é interessante deixar cabos de carregamento compatíveis com as tomadas USB do carro, adaptadores para tomadas 12v, power bank e até os suportes para apoiar o celular enquanto dirige.
8. Guarda-chuvas
Quem mora em regiões que o tempo muda constantemente já deve estar acostumado a levar consigo sempre um guarda-chuva, nem que seja os pequenos na bolsa, para estar preparado para chuvas inesperadas.
Isso também vale para quando andamos de carro, pois é importante para proteger a si e outros que estão no veículo nas mais diversas situações, inclusive em casos de emergência em que é preciso sair do carro.
Quais ferramentas de segurança são obrigatórias ter no carro?
Geralmente ficam no porta-malas de todo veículo, e são essenciais para situações de emergência como acidente ou pneu furado.
- Triângulo: sinaliza outros motoristas de que há um veículo parado à frente;
- Chave de roda: chave em formato de “cruz” ou “L”, que serve para trocar pneus;
- Macaco automotivo: usado para levantar o veículo, que pode pesar até 2 toneladas, para a troca de rodas e pneus;
- Estepe: roda reserva em caso do pneu sofrer algum dano e precisar ser substituído.
Desde outubro de 2015, não é mais obrigatório ter extintor de incêndio em automóveis de passeio e veículos utilitários. A decisão faz parte da Resolução 556/2015 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornou facultativo o uso do objeto para esses veículos.
Porém, o extintor ainda é obrigatório para: caminhões, caminhões-tratores, micro-ônibus, ônibus, e todo veículo usado no transporte de passageiros, como táxis.
O post 8 itens que todo motorista precisa ter no carro: alguns são obrigatórios por lei apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/01/01/carros-e-tecnologia/8-itens-que-todo-motorista-precisa-ter-no-carro-alguns-sao-obrigatorios-por-lei/