20 de setembro de 2024
Compartilhe:

A Receita Federal de Londrina, no estado do Paraná, apreendeu na noite da última sexta-feira (26) um ônibus carregado com vinhos e azeites argentinos. A ação aconteceu na cidade de Ibiporã durante uma operação de repressão ao contrabando nas estradas.

Aproximadamente 2.500 litros de um azeite proibido no Brasil e 5 mil garrafas de vinho formavam a carga avaliada em R$ 700 mil. Segundo a Receita Federal, os produtos estavam sem documentação fiscal.

A bordo do veículo estavam o motorista e duas mulheres residentes da região de Londrina, que foram levados à uma unidade da Polícia Federal. O veículo com as mercadorias foi levado ao Depósito da Receita Federal em Londrina e lacrado para futura investigação sobre sua origem.

De acordo com uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o azeite levado no ônibus está proibido para comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso no Brasil desde março de 2021. Segundo o órgão, o ‘Aceite de Oliva Extravirgen Olivares del Valle Viejo’ possui irregularidades em sua formulação e rotulagem.

Após as investigações, a Receita Federal pretende dar um destino ecologicamente sustentável para esses produtos. Se ficar comprovada a impossibilidade de consumo humano, os vinhos serão utilizados para fabricação de álcool em gel e o azeite para fabricação de biodiesel.

(Sob supervisão de Marcos Guedes)

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/onibus-carregado-com-vinhos-e-azeites-argentinos-e-parado-e-carga-e-apreendida-pela-receita-federal-em-londrina/