Então, chegou a primeira sexta-feira de 2025! E quem também vai “sextar” é a Lua, dando início à sua “turnê mensal” de janeiro pelos planetas do Sistema Solar em um encontro com Vênus – um fenômeno conhecido como conjunção astronômica.
Como o “date” está marcado para a hora do almoço, mais precisamente às 12h23 (pelo horário de Brasília), o momento não pode ser testemunhado, já que o par não está visível no céu diurno.
No entanto, de acordo com o guia de observação astronômica InTheSky.org, eles ainda poderão ser vistos bem próximos quando já estiverem aparecendo, à noite. Do ponto de vista de São Paulo, por exemplo, a dupla será observável entre 19h06 e 21h42.
A Lua estará com magnitude de -10.7, e a de Vênus será de -4.4, com ambos na constelação de Aquário. Quanto mais brilhante um corpo parece, menor é o valor de sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o objeto mais brilhante do céu, tem magnitude aparente de -27.
O par não estará próximo o bastante para caber dentro do campo de visão de um telescópio, mas será visível a olho nu ou através de binóculos.
Depois de Vênus, a Lua passará por Saturno (4), Júpiter (10) e Marte (14). Essa série de conjunções que o satélite faz mensalmente ocorre porque ele orbita a Terra aproximadamente no mesmo plano em que os planetas orbitam o Sol, chamado plano da eclíptica.
Leia mais:
- Podemos considerar que a Lua é um planeta?
- Mistério cósmico em órbita: por que alguns planetas têm luas e outros não?
- Fomos enganados pela Lua todo esse tempo, sugere estudo
Confira as fases da Lua no mês de janeiro
Todos os meses, o Olhar Digital disponibiliza o calendário das fases da Lua. Aqui, você tem acesso à programação do ano inteiro. Atualmente, estamos na fase nova, que iniciou na segunda-feira (30).
A partir da próxima segunda (6), com a chegada da lua crescente às 20h57 (pelo horário de Brasília), começam oficialmente as fases da Lua de 2025. Saiba mais aqui.
O post Lua passa primeiro “sextou” de 2025 com Vênus apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/01/03/ciencia-e-espaco/lua-passa-primeiro-sextou-de-2025-com-venus/