9 de janeiro de 2025
Mesmo sob risco de ficar inelegível, ex-coach Pablo Marçal anuncia
Compartilhe:

O ex-coach Pablo Marçal anunciou sua candidatura à presidência da República em 2026, dentro do seu atual partido, o PRTB. No entanto, a sigla passará a se chamar “Brasileiro”, conforme divulgado pelo influenciador.

Após ser derrotado nas urnas na disputa pela prefeitura de São Paulo em outubro, Marçal vinha negociando sua filiação com outros partidos e teve diversas conversas com a direção nacional do União Brasil. Agora, ele afirmou que permanecerá no PRTB.

— Serei candidato a presidente pelo PRTB em 2026. O empreendedorismo é a chave para libertar o nosso povo e fomentar o desenvolvimento econômico — declarou em nota.

Marçal está sendo investigado pela Polícia Federal e também no âmbito da Justiça Eleitoral devido à divulgação de um laudo falso, às vésperas da eleição, que afirmava que seu então concorrente, Guilherme Boulos (PSOL), teria procurado uma unidade de saúde após fazer uso de cocaína. A falsidade do laudo foi rapidamente comprovada. Ele pode responder por crimes como injúria eleitoral, difamação eleitoral e falsidade com fins eleitorais. Se condenado, poderá ficar inelegível por até oito anos e até ser preso. O caso será inicialmente analisado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e, posteriormente, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O partido de Marçal planeja lançar candidatos ao Senado e aos governos estaduais na próxima eleição, e não descarta uma possível parceria entre ele e o cantor Gusttavo Lima, embora os detalhes de como isso ocorreria ainda não tenham sido divulgados. Na semana passada, o sertanejo anunciou sua intenção de concorrer à presidência e até recebeu uma ligação de Marçal oferecendo apoio para sua candidatura.

Se confirmada, esta será a segunda tentativa de Marçal para disputar a presidência. Em 2022, ele oficializou sua candidatura pelo PROS, mas a Justiça Eleitoral impugnou a decisão partidária que o havia declarado candidato. Em seguida, ele se lançou como candidato a deputado federal, sendo eleito sub judice, mas nunca tomou posse devido a decisões desfavoráveis da Justiça Eleitoral. Em 2024, ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura de São Paulo, a mais acirrada da história da cidade, conquistando 1,7 milhão de votos.

Com informações de O GLOBO.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/mesmo-com-risco-de-ficar-inelegivel-ex-coach-pablo-marcal-anuncia-que-vai-concorrer-a-presidencia-em-2026-pelo-prtb/