9 de janeiro de 2025
Aos gritos de ‘sem anistia’, Lula participa de abraço simbólico
Compartilhe:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protagonizou um momento simbólico ao descer a rampa do Palácio do Planalto, abraçando apoiadores que o aguardavam e entoavam gritos de “sem anistia”. O gesto marcou a solenidade que celebrou os dois anos de resistência democrática após os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Em discurso enfático, Lula reafirmou o compromisso com a democracia e a necessidade de lembrar os eventos de dois anos atrás: “Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui. Estamos aqui para dizer que estamos vivos e que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 8 de janeiro de 2023. Estamos aqui porque é preciso lembrar, para que ninguém esqueça, para que nunca mais aconteça.”

Prêmio Eunice Paiva vai homenagear os defensores da democracia

Durante o evento, foi assinado o decreto de criação do Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia, que homenageia a jurista e ativista dos direitos humanos, símbolo da luta contra a ditadura militar e viúva do ex-deputado Rubens Paiva. A assinatura contou com a presença de autoridades como o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, além dos netos de Eunice, Chico Rubens Paiva e João Francisco Paiva Avelino.

A cerimônia também destacou a reintegração ao acervo da Presidência de 21 obras de arte vandalizadas nos ataques de 8 de janeiro. As peças passaram por restauro antes de serem devolvidas à sede do governo.

O evento foi encerrado com Lula descendo a rampa e se dirigindo ao público em um abraço à democracia. A manifestação de apoio aos gritos de “sem anistia” simbolizou o apelo pela responsabilização dos idealizadores e financiadores dos ataques golpistas.

Com informações de Brasil 247

Fonte: https://agendadopoder.com.br/aos-gritos-de-sem-anistia-lula-participa-de-abraco-simbolico-a-democracia-na-praca-dos-tres-poderes-veja-video/