9 de janeiro de 2025
Tragédia na ponte: tanque com ácido apresenta fissuras
Compartilhe:

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), notificou as empresas responsáveis pelos caminhões transportadores com produtos químicos que caíram com a ponte, bem como o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), a apresentar Planos de Atendimento à Emergência (PAEs) para atuação e resposta quanto aos caminhões que estão no fundo do rio.

Duas fissuras em tanque

Durante as ações, o Ibama foi informado de um possível vazamento da carga de ácido sulfúrico do caminhão da empresa Pira-Química. Marinha do Brasil e a equipe de mergulhadores contratada pela empresa, verificaram duas fissuras no tanque que continha 23 mil litros do produto, durante mergulho em 1º de janeiro.

Na ocasião, foi levantada a hipótese de que o tanque desse caminhão pode ter implodido na queda. Na última sexta-feira (3), novo mergulho foi realizado, com a confirmação de duas fissuras no tanque. A substância teria vazado do tanque em virtude do impacto.

Um relatório oficial com as informações obtidas a partir dos mergulhos foi solicitado pelo Ibama à Pira-Química, com previsão de entrega para esta quinta-feira (9).

A empresa Videira, responsável pelo segundo caminhão carregado de ácido sulfúrico, relatou que o veículo estava com 40 mil litros do produto. Conforme informações repassadas pelo Comando da Marinha, após análise visual, o tanque, aparentemente, está intacto. O Ibama solicitou que a empresa faça o monitoramento do tanque e apresente a análise de riscos para retirada do caminhão.

A empresa Sumitomo, responsável pelo terceiro caminhão, que carregava agrotóxicos, contratou empresa para a retirada das bombonas carregadas com os produtos químicos que estão no fundo do rio.

Sem impacto ambiental

As análises da qualidade da água do Rio Tocantins estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema/Maranhão), em conjunto com a ANA. Até o momento, os parâmetros avaliados estão dentro da normalidade para água doce. Desde a queda da ponte, não foi constatado impacto à fauna local.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/01/tragedia-na-ponte-tanque-com-acido-apresenta-fissuras/