O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou insatisfação durante a visita à galeria de ex-presidentes do Palácio do Planalto, reinaugurada após os ataques de 8 de janeiro de 2023. Ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, Lula cobrou alterações na exposição, pedindo que os contextos históricos sejam apresentados com mais detalhes.
“O que eu quero é que conte a História, a Dilma foi eleita, foi reeleita, depois sofreu impeachment, que foi um golpe. Depois esse aqui (apontando para Michel Temer) não foi eleito. Esse aqui tomou posse em função do impeachment da Dilma, tá? Depois esse aqui (apontando para Jair Bolsonaro) foi eleito em função das mentiras. É isso que tem que contar”, afirmou.
Durante a conversa com Valdomiro Luis de Sousa, Chefe de Gabinete Adjunto do Gabinete Pessoal da Presidência, Lula destacou que a exposição atual não oferece informações suficientes para os visitantes: “Isso aqui é a data que governou, não a data que nasceu. Se você não explica, ninguém entende. Você tem que explicar, a pessoa que vem aqui ver, tem que saber o que aconteceu.”
Lula também apontou falhas ao mencionar presidentes históricos como Júlio Prestes e Getúlio Vargas. “Essa aqui tem que estar dito publicamente: foi eleito em 1930, até 1945, foi cassado, voltou em 1950 eleito pelo povo e ficou até 1954 quando morreu, se matou. Porque aí a pessoa vem aqui e vê e vai saber da História.”
O pedido de mudanças reflete a preocupação de Lula em preservar uma narrativa mais completa e crítica dos eventos políticos do país, especialmente os que envolvem governos do PT e figuras como Dilma Rousseff e Jair Bolsonaro.
Com informações de O Globo
Lula dá bronca em assessor e pede que galeria do Planalto mencione 'mentiras' de Bolsonaro e 'golpe' a Dilma https://t.co/sjoTT60gT8 pic.twitter.com/2wKDE36dAa
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) January 9, 2025
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-cobra-mudancas-na-galeria-do-planalto-e-exige-explicacao-sobre-golpe-contra-dilma-veja-video/