10 de janeiro de 2025
Deputado denuncia vazamento de óleo da CSN e defende criação
Compartilhe:

O deputado estadual Jari Oliveira, presidente da Comissão de Saneamento Ambiental da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), manifestou indignação, nesta quinta-feira (9), diante do vazamento de óleo hidráulico ocorrido no Alto-Forno 3 da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O acidente resultou em uma mancha no rio Paraíba do Sul, constatada nas primeiras horas da manhã.

Em contato com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o parlamentar foi informado de que a empresa está sendo autuada, e análises estão em curso para mensurar os danos ambientais provocados pelo episódio. “O Inea está investigando o caso e prometeu divulgar os resultados em breve. No entanto, este incidente reforça nossa luta pela instalação da CPI da Poluição na Alerj para investigar os crimes ambientais da CSN”, destacou o deputado.

Desde o ano passado, Jari Oliveira vem alertando sobre os impactos ambientais causados pela siderúrgica, especialmente em Volta Redonda. Entre os problemas apontados, está a emissão do chamado “pó preto”, que tem sido motivo de constantes reclamações da população local. “Agora, além de afetar a qualidade do ar, a CSN também polui nosso rio Paraíba do Sul. É lamentável!”, afirmou.

A CSN, até o momento, não se pronunciou oficialmente sobre o vazamento. O INEA segue monitorando a situação e conduzindo análises do óleo derramado para avaliar os riscos ao ecossistema da região.

O deputado reforçou a importância de avançar na criação da CPI da Poluição para investigar a atuação da CSN e responsabilizar os eventuais envolvidos por crimes ambientais. “Precisamos agir com rigor para proteger nosso meio ambiente e garantir a saúde e segurança das nossas comunidades”, concluiu Jari Oliveira.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputado-critica-vazamento-de-oleo-da-csn-e-defende-criacao-de-cpi-para-investigar-poluicao-ambiental/