15 de janeiro de 2025
Pesquisas eleitorais não precisam ser registradas este ano na Justiça
Compartilhe:

Pesquisas eleitorais realizadas este ano não precisam ser registradas na Justiça Eleitoral. O registro de sondagens de opinião pública sobre eleições ou sobre candidatas e candidatos é obrigatório apenas em anos em que há disputa eleitoral, como em 2024 e 2026. A utilização de dados de pesquisa fora do período eleitoral é livre e fica a critério das instituições que desejarem fazê-las.

Nas eleições de 2024 foram registradas na Justiça Eleitoral 14.794 pesquisas em todos o país. No Estado do Rio, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recebeu registros de 349 sondagens.

As primeiras pesquisas eleitorais no Brasil foram feitas em 1945, durante o período de redemocratização do país após a ditadura Vargas As primeiras sondagens derivaram de análises de mercados e audiência de rádio da década de 1940. Desde então, esses levantamentos se tornaram uma ferramenta que integra o processo eleitoral no país.

Na década de 1980, com a proliferação dos institutos de pesquisa, os levantamentos eleitorais ganharam notoriedade. Assim, os números dessas análises passaram a fundamentar o foco das campanhas para a obtenção de apoio político, contribuições financeiras e ampliação de espaços nos meios de divulgação.

A literatura sobre o tem mostra que pesquisa eleitoral existe há mais de 100 anos no mundo. Suas origens seriam no final do século XIX, na Inglaterra, em levantamentos que buscaram mapear as condições sociais e de vida dos britânicos. No início do século XX as pesquisas passaram a ser utilizadas em outros países, como os Estados Unidos, com diferentes finalidades, como estudos acadêmicos.

Nos anos 1930 elas foram utilizadas para coletar informações sobre os problemas nacionais e para avaliar a opinião dos americanos durante a Segunda Guerra. A partir dos anos 1960 foi que as pesquisas de opinião passaram a ser cada vez mais utilizadas, tanto nas áreas acadêmicas como de mercado, política e em campanhas eleitorais.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/pesquisas-eleitorais-nao-precisam-ser-registradas-este-ano-na-justica-eleitoral/