Sidônio Palmeira, novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), anunciou nesta terça-feira (14) que abrirá imediatamente uma nova licitação para gerenciar a comunicação digital do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão ocorre após o Tribunal de Contas da União (TCU) autorizar a retomada de um certame anterior, iniciado na gestão de Paulo Pimenta, mas revogado devido a apontamentos da Corte.
Em sua posse, Palmeira destacou que o novo processo será conduzido com agilidade: “Essa licitação anterior não vale mais. Vamos trabalhar rapidamente em uma nova”, afirmou. O gesto sinaliza a autonomia do ministro, como enfatizado pelo presidente Lula.
O contrato anterior, estimado em R$ 197,7 milhões, era o maior já feito pelo Palácio do Planalto no setor. Utilizando critérios de melhor técnica em vez de menor preço, previa a escolha de quatro agências para a gestão digital do governo. Contudo, o processo foi suspenso pelo TCU após o vazamento dos nomes das agências vencedoras antes do anúncio oficial.
Após investigações, o ministro Aroldo Cedraz liberou a retomada do contrato, que acabou revogado pelo então ministro interino Laércio Portella. Ele alegou que a decisão foi motivada por irregularidades consideradas “graves”.
O presidente Lula, em seminário do PT em dezembro, expressou insatisfação com o atraso na implementação de uma estratégia digital robusta. Segundo ele, o governo ainda não utilizou a internet com todo o seu potencial.
O edital anterior previa o uso de inteligência artificial para monitorar menções ao governo nas redes sociais, analisando emoções e sentimentos dos usuários. Esse segmento, avaliado em R$ 71,5 milhões, era a parte mais cara do contrato. A expectativa agora é que o novo processo licitatório traga soluções alinhadas às necessidades do governo e às exigências legais.
Com informações de Brasil 247 e Agência Brasil
LEIA MAIS
Fonte: https://agendadopoder.com.br/sidonio-palmeira-anuncia-nova-licitacao-para-comunicacao-digital-do-governo/