15 de janeiro de 2025
Saiba quem enviou e-mail para Eduardo Bolsonaro com convite para
Compartilhe:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou à defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a apresentação de um “convite oficial” para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em resposta, os advogados de Bolsonaro apresentaram um e-mail enviado pelo cerimonial do evento, alegando que a mensagem configura o convite definitivo. O e-mail foi enviado por um domínio pertencente à organização responsável pela programação da posse, marcada para a próxima segunda-feira, 20 de janeiro.

Bolsonaro, que teve o passaporte apreendido devido à investigação sobre tentativa de golpe de Estado, depende de autorização do STF para obter a liberação do documento e viajar aos Estados Unidos. Em 2024, a Corte já negou solicitações semelhantes do ex-presidente em duas ocasiões.

De acordo com a defesa, o convite foi enviado pelo endereço eletrônico [email protected], vinculado ao “T47 Inaugural”, uma entidade privada e sem fins lucrativos encarregada de organizar os eventos da posse de Trump. Nos Estados Unidos, é comum que um comitê privado ligado ao presidente eleito coordene o cerimonial da posse. O e-mail foi encaminhado ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na manhã do dia 8 de janeiro.

A sigla “T47” faz referência ao sobrenome “Trump” e ao fato de o republicano ser o 47º presidente dos Estados Unidos. O número 47 foi amplamente utilizado por Trump durante sua campanha, inclusive ao lançar sua “Agenda 47”, um conjunto de propostas para o próximo mandato.

O “T47 Inaugural” é liderado pelo empresário Steve Witkoff e pela ex-senadora da Geórgia, Kelly Loeffler. Ao anunciar os responsáveis pelo comitê, Trump elogiou ambos como “amigos e apoiadores de longa data”. Loeffler, que foi senadora entre 2020 e 2021, declarou em uma publicação no X (antigo Twitter) estar honrada com a oportunidade de organizar o evento ao lado de Witkoff.

Witkoff, que administra o Witkoff Group, já colaborou com Trump em sua gestão anterior, integrando um comitê de “resgate econômico” criado para mitigar os efeitos da pandemia de covid-19. Recentemente, ele estava ao lado de Trump durante um atentado a tiros em um clube de golfe em setembro. Ambos desempenharão funções no novo governo: Witkoff foi nomeado para assuntos relacionados ao Oriente Médio, enquanto Loeffler presidirá a Small Business Administration (SBA), agência de apoio a pequenos empreendedores.

O jornal O Estado de S. Paulo tentou confirmar com o “T47 Inaugural” o envio do convite a Bolsonaro, mas não obteve resposta.

*Fonte: Correio Braziliense

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/01/saiba-quem-enviou-e-mail-para-eduardo-bolsonaro-com-convite-para-posse-de-trump/