18 de janeiro de 2025
Hugo Motta já tem apoio de 12 partidos e 374
Compartilhe:

Da redação 

Os deputados da bancada do Rio pressionam o deputado Hugo Motta (foto), que deve assumir a presidência da Câmara a partir desse ano, para que seja encontrada uma solução para que o estado não perca quatro vagas a partir das eleições de 2026. Por uma ação na Justiça movida pelo estado do Pará, o STF determinou que o Congresso defina o novo desenho do plenário até 30 de junho deste ano. A Constituição prevê que a Câmara deve distribuir as cadeiras de acordo com o tamanho da população de cada estado. Mas, não há alteração de vagas desde 1993.

Nesta conta, o Rio de Janeiro perderia quatro parlamentares, sendo o estado mais onerado pela nova conta no Brasil. Os deputados do Rio contestam o fato de o novo cálculo de representatividade ser feito com base no Censo de 2022, que foi alvo de contestações. A deputada Laura Carneiro é uma das que questionam a medida e já dialogou com Motta durante a sua campanha. 

— Não se pode inflar a Câmara num acordo, nem sub-representar estados relevantes — disse ao O Globo.

A possibilidade de um acordo que aumente o número de vagas é citada abertamente e Motta prometeu montar um grupo de trabalho. O próprio Motta não teria interesse em fazer com que os estados perdessem vagas em relação às suas bancadas atuais, já que a Paraíba, perderia duas cadeiras, neste caso.

Com informações de O Globo

Fonte: https://agendadopoder.com.br/deputados-do-rio-de-janeiro-pressionam-motta-para-que-bancada-nao-perca-quatro-cadeiras-em-2026/