O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei e teve sua licença médica estendida por mais 15 dias, conforme boletim divulgado nesta sexta-feira (17). A gestão da capital mineira segue sob comando do vice-prefeito, Álvaro Damião (União), durante o afastamento do titular, que está em reabilitação após um quadro de insuficiência respiratória aguda causado por pneumonia.
De acordo com o atestado médico, Fuad, de 77 anos, está em remissão total de um Linfoma Não Hodgkin de Grandes Células, mas ainda realiza reabilitação fisioterápica motora e respiratória, além de neuro-reabilitação. “O paciente concluiu o tratamento da pneumonia, encontra-se em remissão completa do câncer e está em processo de retirada da ventilação mecânica, após traqueostomia realizada na semana passada”, detalha o informe. Atualmente, ele consegue permanecer até 30 minutos sem suporte ventilatório.
O boletim médico também aponta melhora progressiva de Fuad, com avanços na movimentação motora e capacidade de se manter sentado. Na semana passada, novos exames confirmaram a manutenção da remissão total do câncer, condição que o prefeito enfrenta desde 2023, quando foi diagnosticado com um linfoma abdominal durante a pré-campanha.
Quarta internação de Fuad desde que foi reeleito
Essa é a quarta internação de Fuad desde sua reeleição. Em julho de 2023, ele revelou publicamente o tratamento contra o câncer e enfrentou a campanha eleitoral em meio a sessões de quimioterapia, obtendo a remissão total às vésperas do pleito. Desde então, ele enfrentou novos desafios de saúde, incluindo neuropatia periférica em novembro e outros episódios de internação em dezembro para tratar pneumonia e sangramento intestinal.
A hospitalização atual ocorre desde 3 de janeiro, dois dias após Fuad tomar posse remotamente para seu segundo mandato devido a problemas de saúde.
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/prefeito-de-bh-segue-na-uti-e-amplia-licenca-medica-por-15-dias/