22 de janeiro de 2025
Justiça Eleitoral determina busca e apreensão na Prefeitura de Laje
Compartilhe:

A Justiça Eleitoral determinou busca e apreensão no setor de pessoal da Secretaria Municipal de Administração de Laje de Muriaé, para recolher documentos físicos ou digitais com a relação nominal de todos os contratados por tempo determinado ou por RPA (Recibo de Pagamento de Autônomo) em 2024, com indicção da função, lotação, carga horária e remuneração. A decisão também determinou que sejam apresentados os contratos, termo de posse ou ato administrativo que tenham materializado a contratação dos contratados em 2024.

A determinação foi da 112ª Zona Eleitoral, no último dia 14, na ação de investigação judicial eleitoral aberta contra o prefeito reeleito, Netinho do Dinésio (Solidariedade), e o vice José Maria Sanhaço (PL), por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio nas eleições. A ação foi ajuizada pela coligação que apoiou a candidatura de Dr. José Eliezer (MDB), um dos adversários do prefeito na disputa pela prefeitura.

O prefeito já havia sido notificado pela Justiça Eleitoral, em outubro, para que apresentasse a documentação no prazo de cinco dias, mas como cumpriu apenas parte da determinação, o Ministério Público Eleitoral (MPE) opinou a favor de parte do pedido dos autores da ação para que fosse determinada a busca e apreensão na prefeitura.

Além de pedir a cassação do prefeito e do vice, seus adversários também pedem que eles fiquem inelegíveis pelo prazo de oito anos a partir das eleições. Netinho foi reeleito com 4.217 votos, o que representa 66,96% dos votos válidos na cidade. O segundo colocado foi Dr. José Eliezer (MDB), com 1.876 votos (29,79%). Tanto o prefeito como o vice já apresentaram defesa inicial na ação alegando que as acusações seriam improcedentes.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/justica-eleitoral-determina-busca-e-apreensao-na-prefeitura-de-laje-do-muriae-em-investigacao-contra-prefeito-reeleito/