23 de janeiro de 2025
Compartilhe:
Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (21), o prefeito Deoclides Macedo, acompanhado por representantes de diversas entidades voltadas ao comércio, empreendedorismo e instituições financeiras, participou de uma reunião na Sala do Empreendedor de Porto Franco.

O encontro teve como objetivo debater estratégias para mitigar os impactos do desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, em Estreito, que também têm afetado significativamente a economia e a infraestrutura de Porto Franco.

Durante a reunião, Deoclides destacou a solidariedade do município com Estreito neste momento desafiador e reforçou a urgência de ações conjuntas para enfrentar os reflexos da tragédia.

“Porto Franco não apenas se solidariza com o município vizinho, mas também busca soluções imediatas para os desafios que estamos enfrentando em nossa cidade. Os impactos econômicos no comércio local e na vida de nossos empreendedores são visíveis, e o aumento do tráfego de veículos pesados está prejudicando a infraestrutura urbana, sobretudo o asfalto de nossas ruas,” ressaltou.

A reunião resultou em um conjunto de ações estratégicas para minimizar os prejuízos econômicos e sociais.

Entre as iniciativas definidas estão a criação de quatro comissões do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE) para articular medidas em áreas como infraestrutura, serviços financeiros, educação socioeconômica e tributária; a realização do evento Transforma Agora, marcado para 11 de março, em parceria com instituições como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), para debater e implementar soluções para o desenvolvimento regional; e o Mutirão Acredita, previsto para julho, que será realizado em parceria com bancos para facilitar o acesso ao crédito, além de ampliar a cobertura do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE) para 80% a todos os empreendedores, como já acontece com as mulheres.

Outras medidas incluem campanhas de incentivo à economia local, como a divulgação de produtos da região e apoio aos pequenos negócios, além da articulação de parcerias com o Sebratec, com o objetivo de viabilizar patrocínios e aumentar a contrapartida do Sebrae, beneficiando diretamente os pequenos empreendedores locais.

Entre as iniciativas apresentadas, destaca-se o Programa Juros Zero, uma ação do Governo do Maranhão que oferece empréstimos subsidiados, com valores entre R$ 10 mil e R$ 50 mil, destinados a empreendedores registrados no CadÚnico, MEIs, MPEs e empresas do Simples Nacional.

O programa cobre integralmente os juros dos empréstimos, proporcionando alívio financeiro aos beneficiados.

Para fomentar a geração de emprego e renda, Porto Franco também contará com 200 vagas no Programa de Estágio Social, eixo social do Programa Trabalho Jovem. Jovens entre 17 e 25 anos poderão se inscrever no site trabalhojovem.ma.gov.br e aproveitar esta oportunidade de capacitação e inserção no mercado de trabalho.

O encontro reuniu importantes lideranças, como Albertino Leal, diretor-superintendente do Sebrae; Manoel Barbosa vice-presidente da Fecomércio; Fábio Nahuz, vice-presidente-executivo da Fiema, Juarez Sanches, diretor do Senai Imperatriz, Celso Gonçalo, presidente do Sebrae Maranhão, dentre outros representantes de entidades locais como a CDL e a APRAPORTO.

O prefeito Deoclides concluiu destacando a resiliência e a união da comunidade de Porto Franco. “Mesmo diante das adversidades, estamos determinados a transformar desafios em oportunidades, fortalecendo a nossa cidade e a nossa gente.”

Fonte: https://portaloinformante.com.br/politica/2025/01/porto-franco-se-mobiliza-para-enfrentar-impactos-do-desabamento-da-ponte-juscelino-kubitschek-em-estreito/