A escalada da crise entre Estados Unidos e México foi tema de uma conversa telefônica, nesta quinta-feira, entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e a mexicana Claudia Sheinbaum (foto). Os dois líderes decidiram reforçar as relações com todos os países das Américas, incluindo o novo governo americano.
Segundo o Palácio do Planalto, a medida tem por objetivo manter a paz, fortalecer a democracia e promover o desenvolvimento da região. Lula convidou a mandatária para visitar o Brasil, “a fim de dar impulso adicional ao excelente momento do relacionamento bilateral”.
Logo após assumir a presidência dos EUA, Trump anunciou medidas duras, que incluem a deportação de imigrantes mexicanos, a sobretaxação de produtos do México e do Canadá e ainda avisou que trocaria o nome do Golfo do México para Golfo da América.
Sheinbaum reagiu, dizendo que o povo de seu país defende a soberania e a independência. E ressaltou que seu governo sempre apoiará os mexicanos que estiverem nos EUA.
Em uma nota divulgada depois do telefonema, o Planalto informou que Lula telefonou para Sheinbaum para tratar de temas da agenda bilateral e regional. Segundo um auxiliar do presidente brasileiro, foi uma “boa conversa, que demonstra a afinidade entre os dois presidentes, ambos da esquerda latino-americana.
“Lula e Sheinbaum ressaltaram a importância do fortalecimento de foros como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e acordaram manter canais de contato regulares para ampliar a coordenação entre Brasil e México”, diz um trecho da nota.
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/lula-conversa-com-claudia-sheinbaum-presidente-do-mexico-sobre-atrito-com-governo-trump/