24 de janeiro de 2025
Mini lua da Terra pode ter sido “criada” pela Lua
Compartilhe:

Astrônomos identificaram uma possível ligação entre o objeto espacial 2024 PT5, apelidado de “mini lua” no ano passado, e a superfície de nossa Lua.

Segundo estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, o corpo celeste, detectado em agosto de 2023, provavelmente, é um pedaço da Lua expulso para o Espaço após impacto ocorrido há dezenas de milhares de anos.

Essa é a segunda vez que cientistas associam um objeto próximo à Terra à Lua. Em 2021, pesquisadores sugeriram que o corpo 469219 Kamoʻoalewa também teria origem lunar. A descoberta aponta para população de rochas lunares “exiladas”, ou ejetadas, que permanecia desconhecida até então.

Confirmar que 2024 PT5 é fragmento lunar só seria possível com retorno de amostras à Terra (Imagem: Sergey Kuznetsov/iStock)

Jornada da mini lua

  • O objeto 2024 PT5 foi identificado em 7 de agosto de 2023 pelo sistema Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (ATLAS), que rastreia objetos próximos à Terra;
  • Apenas nove dias depois, ele foi observado pelo Telescópio Lowell Discovery, no Arizona (EUA), e pelo Telescópio Infravermelho da NASA, no Havaí (EUA);
  • O estudo, liderado por Teddy Kareta, pesquisador do Observatório Lowell, analisou os padrões de luz refletidos pelo 2024 PT5 e encontrou similaridades com grãos de silicato coletados por missões Apollo e por uma sonda soviética;
  • Além disso, a trajetória peculiar do objeto, em forma de ferradura, reforça a hipótese de que ele teve origem no sistema Terra-Lua.

Apesar disso, há controvérsias sobre o uso do termo “mini lua”. Tecnicamente, o 2024 PT5 nunca entrou em órbita terrestre, mas esteve extremamente próximo. “Não temos um vocabulário adequado para descrever esse tipo de objeto, que, por curto período, praticamente, não se moveu em relação à Terra”, explicou Kareta ao The New York Times.

Leia mais:

  • 10 curiosidades sobre a Lua
  • Como tirar foto da lua com o seu celular
  • Homem “descobre” fato interessante sobre a Lua

Rumo a mais descobertas

O trabalho foi elogiado por especialistas, como Vishnu Reddy, professor da Universidade do Arizona (EUA), que destacou a qualidade da análise. No entanto, ele alertou que a confirmação definitiva de que 2024 PT5 é um fragmento lunar só seria possível com o retorno de amostras à Terra, algo que ainda não está nos planos.

Por outro lado, a China já está desenvolvendo a missão Tianwen-2, que pretende coletar materiais de outro possível pedaço da Lua, o 469219 Kamoʻoalewa.

O astrônomo Raul de la Fuente Marcos, da Universidade Complutense de Madri (Espanha), também acredita na origem lunar de 2024 PT5. Ele destacou que sua equipe identificou recentemente um terceiro objeto, o 2022 NX1, como outro potencial fragmento da Lua.

Novo olhar para a mini lua

Esses estudos prometem revelar mais sobre a formação da Lua e a dinâmica dos fragmentos ejetados de sua superfície. Uma pesquisa anterior tentou vincular o 469219 Kamoʻoalewa à cratera Giordano Bruno, na Lua, sugerindo que, no futuro, será possível associar essas rochas a locais específicos em nosso satélite natural.

Além de avanços científicos, o interesse público por objetos, como 2024 PT5, tem gerado entusiasmo. “É bom ver as pessoas interessadas em asteroides que não vão nos destruir”, brincou Kareta.

O post Mini lua da Terra pode ter sido “criada” pela Lua apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/01/24/ciencia-e-espaco/mini-lua-da-terra-pode-ter-sido-criada-pela-lua/