8 de fevereiro de 2025
Por que o trovão faz barulho? Entenda o fenômeno e
Compartilhe:

Quando acontece uma chuva forte ou tempestade, nós sempre ficamos atentos ao som do trovão que vem logo após a aparição de um raio. Tanto o relâmpago quanto o trovão são fenômenos relacionados, mas que se apresentam de formas diferentes durante o mesmo evento atmosférico, a chuva.

Enquanto o relâmpago brilha e ilumina os céus, durando pouco e podendo causar problemas, o trovão traz um barulho estrondoso, capaz de assustar, mas que não provoca nenhum dano. Porém, você já parou para pensar no motivo pelo qual os trovões fazem barulho?

Leia mais:

  • Qual a diferença entre relâmpago e trovão?
  • Por que dormir com barulho de chuva é bom?
  • Como as mudanças climáticas têm intensificado tempestades?

Preparamos uma matéria para explicar o porquê isso acontece, para que você entenda melhor como funciona esse fenômeno da natureza. Confira abaixo!

Por que o trovão faz barulho?

Os trovões são fenômenos sonoros, e são gerados pelo movimento de cargas elétricas na atmosfera. O som que eles emitem ocorrem por conta do aquecimento brusco e a rápida expansão do ar, que acabam produzindo uma forte pressão. Ela se manifesta através de um som, que é chamado de trovão.

Na maior parte das vezes, os trovões não causam mais do que um susto nas pessoas, e podem se propagar tanto no ar quanto no solo. Eles são ondas sonoras, e assim como todas elas, possuem uma frequência que depende do meio no qual se propagam.

No meio de uma chuva, o som do trovão sempre vem depois do relâmpago, a parte luminosa e visível ao olho humano. Isso acontece porque a velocidade da luz é bem maior do que a do som, sendo que o que o ouvido humano escuta é uma combinação de três momentos que acontecem muito rápido durante a propagação da descarga do ar.

Primeiramente, vem um estalo curto, um som agudo que pode deixar uma pessoa surda. Após isso, acontece um som intenso e de maior duração que o primeiro e, para finalizar, a expansão de sons graves pela atmosfera ao redor do relâmpago.

Pode acontecer que a percepção de som seja diferente, mas a ordem de grandeza do trovão é a mesma do relâmpago. Por conta disso, é importante ficar longe de regiões que possam ser atingidas por eles.

Os trovões são fenômenos sonoros, e são gerados pelo movimento de cargas elétricas na atmosfera. (Imagem: Freepik)

Por conta da frequência das ondas sonoras no ar, os trovões são mais graves lá do que no solo. Os trovões que se propagam no ar se assemelham a uma batida de bumbo, e o tempo de duração é de, em média, 5 a 20 segundos. De forma resumida, a explicação sobre como acontece o trovão é a seguinte:

  • O raio é uma descarga elétrica que ocorre entre as nuvens e o solo. 
  • O ar aquece-se rapidamente, chegando a temperaturas de cerca de 27 mil °C. 
  • O ar quente expande-se, criando uma zona de alta pressão. 
  • A expansão do ar gera uma onda de choque que se propaga em todas as direções. 
  • A onda de choque transforma-se numa onda sonora a uma distância de cerca de 10 metros do canal da descarga. 
  • A onda sonora propaga-se pelo ar e pelo solo, criando o som do trovão. 
relampago atingindo predios
Os trovões são uma combinação de três momentos que acontecem após o relâmpago. (Imagem: Freepik)

Fonte: Brasil Escola.

O post Por que o trovão faz barulho? Entenda o fenômeno e sua relação com os raios apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/01/29/ciencia-e-espaco/por-que-o-trovao-faz-barulho-entenda-o-fenomeno-e-sua-relacao-com-os-raios/