O vereador de Volta Redonda, Vander Temponi, foi condenado a 25 anos de prisão em regime fechado. A decisão foi proferida pelo juiz da 3ª Vara Especializada em Organização Criminosa do Tribunal de Justiça do Rio, Alexandre Abrahão Dias Teixeira, nesta segunda-feira (29). Além da prisão em regime fechado, o vereador também terá que devolver R$ 105 mil aos cofres públicos.
Outros dois assessores também foram condenados à prisão e terão que devolver recursos aos cofres do município. O caso é sobre um suposto pagamento de ‘rachadinha’ durante seu mandato como vereador. Uma terceira assessora foi absolvida no caso. Temponi poderá recorrer em liberdade, mas deve perder o mandato assim que o presidente da Câmara Municipal for notificado. Quem deve assumir a vaga é o suplente Sebastião Leite.
Segundo apurado pela reportagem, as investigações tiveram início quando Vander Temponi teve um celular apreendido durante a apuração de um suposto caso de pagamento de propina na merenda escolar na gestão passada. “O Ministério Público mirou uma coisa e acabou acertando outra”, disse uma fonte.
Vander e os outros dois assessores também foram condenados ao pagamento de indenização por dano moral no valor de R$ 1 milhão. Segundo o juiz, ‘para evitar ou, ao menos, tentar evitar que práticas ilícitas como essa não se repitam’, diz a sentença.
A reportagem entrou em contato com o vereador e até o momento desta publicação ele não havia retornado as mensagens. O espaço continua aberto.
Com informações do Diário do Vale.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/vereador-de-volta-redonda-e-condenado-a-25-anos-de-prisao-por-rachadinha/