O deputado estadual Othelino Neto pediu a sua desfiliação do PCdoB. A informação foi confirmada pelo deputado federal Márcio Jerry, que publicou comunicado oficial, em suas redes sociais acerca da solicitação de desligamento do parlamentar da legenda comunista.“O Partido Comunista do Brasil no Maranhão, por sua direção nacional, comunica que recebeu o pedido de desfiliação do deputado estadual Othelino Neto.
Avaliações diferentes do cenário político estadual e municipal em São Luís conduziram ao desfecho que agora comunicamos e ressaltamos que o PCdoB seguirá dialogando democraticamente com o deputado. O esforço do PCdoB seguirá sendo na atuação firme da base de apoio do governo Lula, bem como apoio ao governo liderado por Carlos Brandão e Felipe Camarão”, diz o comunicado.
Othelino faz oposição ao governo estadual e, em São Luís, apoiará a candidatura da irmã, Flávia Alves, a prefeita da capital maranhense nas eleições de 2024. Ela preside o Solidariedade no estado. Já o PCdoB caminhará com o deputado Duarte Jr Acrestia-se que que o PCdoB deve liberar a saída de Othelino.
Um dos caminhos de Othelino é o PDT, partido no qual a esposa, senadora Ana Paula, se filiou na semana passada. Na semana passada, a esposa de Othelino, senadora Ana Paula Lobato, filiou-se ao PDT, comandado pelo senador Weverton Rocha, que está fortalecendo a base do partido nas eleições deste ano com os olhos voltados para 2026, quando a população voltará as urnas para eleger presidente, senadores, e deputados estaduais e federais.
Vale ressaltar que Othelino Neto, ao se desligar do PCdoB e fazer oposição ao governo estadual, provavelmente buscará alianças políticas para fortalecer seu campo. Sua possível ida para o PDT, um partido que tem um histórico de atuação política no estado, pode representar uma mudança significativa na dinâmica da oposição.
Ou seja, essa saída de Othelino do PCdoB pode ser avaliada também como uma jogada estrategicamente importante para o PDT, especialmente considerando as eleições de 2026.
Além disso, a movimentação de Othelino e sua esposa para o PDT tem sido vista nos bastidores políticos como uma preparação estratégica para as eleições de 2026, que incluirão a disputa presidencial, bem como eleições para senadores, deputados estaduais e federais. Isso indica que tanto Othelino quanto o PDT estão pensando a longo prazo em termos de poder político e representação.
Em resumo, a saída de Othelino do PCdoB e sua possível entrada no PDT representam uma mudança significativa na dinâmica política do Maranhão, com potenciais consequências tanto nas eleições locais quanto nas futuras eleições nacionais.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2024/04/othelino-neto-pede-desfiliacao-do-pcdob/