1 de fevereiro de 2025
Vice-presidência da Câmara consagra ascensão de Altineu Côrtes em Brasília
Compartilhe:

A eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que acontece neste sábado (1º), abre também mais um capítulo a ser escrito na ascendente biografia política do deputado federal Altineu Côrtes (PL), que vai assumir a vice-presidência da Casa. O novo desafio, além de consolidar Côrtes como uma das principais lideranças no Congresso, coroa também sua ascensão na capital federal.

Atual líder do PL na Câmara, partido com a maior bancada na Casa, Altineu terá papel fundamental na estratégia da legenda de ampliar sua influência no Congresso Nacional. Além da vice-presidência na Câmara, o PL também garantiu a vice-presidência no Senado, com o senador Eduardo Gomes (PL-TO).

Credenciado por sua experiente trajetória política, além do excelente trânsito por todas as correntes políticas, Altineu assume para si o protagonismo e a responsabilidade de conduzir os trabalhos na Câmara e no Congresso durante a gestão de Hugo Motta, dando ao PL maior uma grande influência nas decisões que serão tomadas no Legislativo.

Nome de confiança do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, Côrtes é também o presidente do diretório fluminense do partido. O bom relacionamento com as correntes adversárias muito se deve por suas passagens pelo MDB e até pelo PT, sigla pela qual disputou a Prefeitura de São Gonçalo em 2008.

Nascido em Niterói, Altineu Côrtes é empresário e iniciou sua trajetória política em 2002, quando foi eleito pela primeira vez deputado estadual pelo PMDB. Se reelegeu 2006 e dois anos depois se filiou ao PT para ser candidato à Prefeitura de São Gonçalo, quando obteve 18,84% dos votos, ficando em terceiro lugar na disputa.

Em 2010, já no PR, foi reeleito deputado estadual com 35.176 votos. Em 2012, Altineu mudou seu domicílio eleitoral para Itaboraí para disputar a prefeitura da cidade, mas acabou em segundo lugar, com 40,82% dos votos válidos. Nas eleições de 2014 foi eleito deputado federal pela primeira vez com 40.593 votos. Em 2022, a reeleição de Altineu como deputado federal foi marcada pela expressiva votação, obtendo 167.512 votos.

Ao longo de seus mandatos na Câmara, Altineu focou sua atuação em pautas com ênfase nos setores de óleo e gás, defesa dos direitos do consumidor, logística e infraestrutura. Sua atuação política sempre manteve com foco especial no Estado do Rio de Janeiro, principalmente nos municípios de São Gonçalo, Itaboraí e outras regiões do Norte e Noroeste Fluminense.

Além de sua trajetória no Legislativo, Côrtes também exerceu o cargo de secretário estadual de Meio Ambiente, em 2019, onde trabalhou na modernização do licenciamento ambiental e no fortalecimento da segurança hídrica no estado. No cenário político, teve um papel estratégico na coligação que viabilizou a reeleição do governador Cláudio Castro, evidenciando sua influência e capacidade de articulação.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/vice-presidencia-da-camara-consagra-ascensao-de-altineu-cortes-em-brasilia/