Passando por uma crise e com encolhimento de bancadas, o PSDB anunciou neste sábado a filiação de dois senadores, Styvenson Valentim (RN) e Oriovisto Guimarães (PR). Com isso, o partido, que estava com somente um parlamentar no Senado, tenta ganhar fôlego com mais espaço em comissões na Casa e a volta do direito a uma estrutura de liderança.
O anúncio foi feito por Plínio Valério (AM), que até então era o único senador da legenda. Os dois novos integrantes do partido estavam no Podemos, que agora fica com quatro senadores.
Pelo regimento do Senado, para se ter uma liderança, com uma sala própria e servidores, é preciso ter ao menos três senadores. O PSDB, que tinha essa prerrogativa desde a década de 1980, perdeu a estrutura em 2023.
De acordo com Valério, o número de três senadores também garante que a legenda tenha representação nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE), consideradas as mais importantes do Senado.
No começo daquele ano, a bancada do PSDB era formada por quatro senadores, mas Mara Gabrilli (SP) migrou para o PSD e Alessandro Vieira (SE) para o MDB. No ano passado, Izalci Lucas (DF) foi para o PL.
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/psdb-filia-dois-senadores-e-ganha-folego-para-ganhar-espaco-em-comissoes-do-senado/