Ministros do governo federal participaram de um ato simbólico nesta semana, utilizando um boné azul com os dizeres “O Brasil é dos brasileiros”, em uma resposta direta a políticos de direita que exibiram o boné do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação foi divulgada pela CNN.
O gesto ocorreu na sala da liderança do governo no Senado e contou com a presença dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Carlos Fávaro (Agricultura), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Camilo Santana (Educação). O líder do governo no Senado, Jaques Wagner, também aderiu à manifestação.
Em tom de crítica à exibição do boné de Trump por parlamentares brasileiros, Padilha reforçou o posicionamento do governo sobre a soberania nacional. “É do Brasil. Soberania dos brasileiros. Aqui é o Brasil dos brasileiros. Tem gente que usa outros bonés, a gente usa boné do Brasil. Orgulho do Brasil. Ninguém vai bater continência não”, afirmou o ministro.
A manifestação ocorre em meio a declarações recentes de Trump sobre o Brasil. Desde que assinou o comando dos EUA, o ex-presidente já afirmou que os americanos “não precisam dos brasileiros”. Poucos dias depois, seu governo deportou 88 brasileiros que estavam em situação migratória irregular.
Além do ato simbólico, o governo federal também tomou outra medida política relevante na última semana: exonerou temporariamente dez ministros para que pudessem reassumir seus mandatos no Congresso e votar nas eleições para as presidências da Câmara e do Senado. A movimentação faz parte da estratégia do Planalto para garantir influência nas decisões legislativas.
Com informações do portal Brasil 247
Fonte: https://agendadopoder.com.br/ministros-de-lula-reagem-a-trump-e-a-bolsonaristas-com-bone-azul-e-mensagem-de-soberania-o-brasil-e-dos-brasileiros/