3 de fevereiro de 2025
Baratas mordem humanos? Entenda os riscos desse contato inusitado
Compartilhe:

Ah, as baratas, já não bastam nos causar uma mistura de nojo, medo e repulsa, correrem por todos os lados sem direção, se esconderem em qualquer cantinho, voarem, subirem pelas paredes, ainda mordem? Sim, é isso mesmo, baratas mordem humanos, embora não seja um comportamento comum. 

As baratas geralmente evitam contato com humanos, mas podem morder em situações específicas, como quando se sentem ameaçadas ou não encontram outra fonte de alimento.

Quem nunca se deparou com uma barata correndo pelo chão da cozinha e não sentiu o coração disparar, que atire a primeira pedra! E o que dizer daquela sensação de que elas estão por toda parte, mesmo quando não as vemos? É como se estivessem nos observando, tramando contra nós, esperando o momento certo para nos dar um susto.

E aí pode vir também uma mordida. Mas baratas não são predadoras e não mordem por atacar, não é um evento comum de acontecer. Agora, é melhor se prevenir e saber o que pode acontecer.

A mordida de uma barata é forte em relação ao seu tamanho, cerca de 50 vezes o seu peso corporal. Pode ser dolorosa e causar inchaço e vermelhidão no local e podem transmitir doenças através de suas mordidas, como salmonelose, gastroenterite e infecções bacterianas.

Então, o que fazer se você tiver o azar de ser mordido por uma barata?

  1. Lave bem o local da mordida com água e sabão.
  2. Aplique um antisséptico para prevenir infecções.
  3. Procure um médico se a dor for intensa, o inchaço persistir ou se houver sinais de infecção.
(Ilustração: KirGo / Shutterstock)

Para se prevenir mordidas de barata, os cuidados são os mesmos que temos para tentar evitar o encontro, afinal, sem baratas, sem mordidas.

Mantenha a casa limpa, especialmente a cozinha, evitando o acúmulo de restos de comida e lixo. Guarde alimentos em recipientes fechados e não deixe ração de animais domésticos exposta durante a noite.

Vede frestas e buracos em paredes, pisos e ralos para impedir a entrada de baratas. E utilize produtos específicos para controlar baratas, seguindo as instruções do fabricante.

Mordida de barata é perigosa?

A mordida de uma barata, por si só, não tem potencial para matar uma pessoa. No entanto, existem alguns fatores relacionados às mordidas de barata que podem, em situações extremas, representar um risco à saúde humana.

A principal preocupação em relação às mordidas baratas é o risco de infecção. Baratas são vetores de diversas bactérias e outros microrganismos que podem ser introduzidos na corrente sanguínea através da mordida. Se a mordida não for devidamente higienizada, a infecção pode se desenvolver e, em casos raros, levar a complicações graves, especialmente em pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas à mordida de barata, que podem variar de leves a graves. Em casos raros, reações alérgicas graves podem levar a dificuldades respiratórias e outros sintomas que exigem atendimento médico imediato.

Embora a mordida em si não seja fatal, as baratas podem transmitir diversas doenças, como salmonelose, gastroenterite, febre tifoide e outras infecções bacterianas. Essas doenças podem ser graves e, em alguns casos, levar à morte, especialmente em pessoas com saúde debilitada.

Leia mais:

  • Os 5 insetos mais venenosos do mundo
  • Os 5 animais peçonhentos mais perigosos do Brasil
  • Boca grande e dentes de agulha: confira o top 10 das mordidas mais fortes do reino animal

Apesar de não possuírem dentes como os mamíferos, as baratas são capazes de morder utilizando suas mandíbulas fortes e serrilhadas. Essas estruturas bucais são adaptadas para roer e triturar alimentos, mas também podem ser usadas para morder em defesa própria ou quando a barata busca por alimento.

As mandíbulas das baratas são compostas por duas partes principais:

  • Mandíbulas superiores (maxilas) – possuem bordas serrilhadas que ajudam a raspar e cortar alimentos.
  • Mandíbulas inferiores (mandíbulas) – são mais robustas e possuem dentes fortes que auxiliam na trituração de alimentos.

Como a barata morde?

Ao morder, a barata utiliza suas mandíbulas para agarrar a pele da pessoa, enquanto os dentes trituram e rompem o tecido. A força da mordida pode variar dependendo da espécie e do tamanho da barata, mas geralmente é suficiente para causar dor e irritação na pele.

Ninguém aqui está querendo criar um clima de terror. É muito importante ter ciência que a mordida de barata é relativamente rara e geralmente não causa mais do que dor e inchaço no local.

  • A maioria das pessoas se recupera da mordida sem complicações, desde que a ferida seja limpa e desinfectada adequadamente.
  • O maior risco está relacionado à transmissão de doenças, que podem ser evitadas com medidas de higiene e controle de pragas.
Por que não se pode matar baratas dentro de casa?

Não é que não pode, não é indicado. As baratas carregam diversos microrganismos, como bactérias e protozoários, que podem causar doenças como salmonelose, gastroenterite e infecções. Ao esmagar uma barata, você libera esses microrganismos no ar e em superfícies, aumentando o risco de contaminação.
Suas fezes, saliva e partes do corpo podem desencadear crises de asma, rinite e outras reações alérgicas, especialmente em pessoas sensíveis. Saiba mais aqui.Exterminador de controle de pragas matando baratas

O post Baratas mordem humanos? Entenda os riscos desse contato inusitado apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/02/ciencia-e-espaco/baratas-mordem-humanos-entenda-os-riscos-desse-contato-inusitado/