Na cerimônia de abertura do ano judiciário, realizada nesta segunda-feira (3), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, fez um balanço sobre a atuação da Corte em 2024. Em seu discurso, Barroso enfatizou o papel do STF em “preservar a institucionalidade” e afirmou que a democracia não tolera atos golpistas.
“Nas instituições de conhecimento pelo mundo afora, o Supremo Tribunal Federal é celebrado como a Corte que ajudou a preservar a institucionalidade no momento da história em que se verifica a erosão democrática em muitos países, impulsionada pelo autoritarismo e pela supressão de direitos”, declarou Barroso. Ele acrescentou: “A democracia tem lugar para todos… Só não tem lugar contra aqueles que tentam jogar contra as regras da democracia”.
O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que abriram mão de fazer uso da palavra. O alerta de Barroso sobre a ameaça à democracia ocorreu poucas horas após Motta anunciar que o PL da anistia, que busca perdoar os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, será debatido em breve por líderes parlamentares.
Com informações de Brasil 247
LEIA MAIS
Fonte: https://agendadopoder.com.br/barroso-da-recado-a-golpistas-para-eles-nao-ha-lugar-na-democracia/