4 de fevereiro de 2025
Sagrima alinha ações e projetos para 2025 e apresenta plano
Compartilhe:

A Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima) promoveu, nesta segunda-feira (3), uma reunião para alinhar as ações, projetos e processos que guiarão as atividades da instituição em 2025. O encontro contou com a participação do secretário Flávio Viana, chefes de departamentos e técnicos da Sagrima, e teve como tema central o Plano de Ação Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Plano ABC+MA).

O plano, que será apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro deste ano, em Belém (PA), visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor agropecuário maranhense, promovendo a adoção de práticas sustentáveis e tecnologias inovadoras. A meta é diminuir 31 milhões de toneladas de GEE, alinhando a produção rural à sustentabilidade.

O secretário Flávio Viana ressaltou a importância do plano para o setor agropecuário e seu papel nas políticas públicas do Maranhão. “Com a proximidade da COP 30, precisamos dar visibilidade ao tema, estimulando debates e participações em exposições e feiras agropecuárias ao longo de 2025”, afirmou.

Avanços de 2024 e Expectativas para 2025

A reunião também foi uma oportunidade para revisar os resultados de 2024, com foco na eficácia de projetos e serviços a serem implementados em 2025. O superintendente de Pesquisa e Geoprocessamento da Sagrima, Darlann Sousa, destacou o crescimento significativo das ações, com um aumento de 35,51% nas solicitações de dispensa de licença ambiental analisadas pela equipe técnica, totalizando 15 mil solicitações. Além disso, houve um aumento de 44,98% na emissão das Declarações de Conformidade de Atividade Agrossilvipastoril (DCAA), somando 9,8 mil documentos.

Parcerias e Mobilização Municipal

Na ocasião, também foram apresentados os avanços do programa Mais Pecuária Brasil, que, em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais do Brasil (Conafer), visa o melhoramento genético dos rebanhos bovinos e ovinocaprinos dos pequenos e médios produtores do estado. Além disso, a Sagrima destacou a mobilização dos municípios para a criação de conselhos e fundos municipais de agricultura, instrumentos que garantirão a participação da sociedade nas decisões relacionadas ao setor agropecuário local.

Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/02/sagrima-alinha-acoes-e-projetos-para-2025-e-apresenta-plano-abcma-para-enfrentamento-das-mudancas-climaticas/