4 de fevereiro de 2025
Eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira? Entenda
Compartilhe:

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, anunciou nesta segunda-feira (3) que a Justiça Eleitoral já deu início aos preparativos para as eleições presidenciais de 2026 e para o pleito municipal de 2028. A declaração foi feita durante a sessão solene de abertura dos trabalhos da Justiça Eleitoral em 2025.

Em seu discurso, Cármen Lúcia destacou o trabalho contínuo do TSE para garantir eleições livres e democráticas no Brasil. “Para as eleições de 2026, as providências já começaram a ser implementadas logo após o término das últimas eleições. No caso de 2028, uma série de medidas precisou ser antecipada, como o cálculo do número de eleitores e a definição da quantidade de urnas necessárias”, afirmou.

A ministra também reforçou o compromisso da Justiça Eleitoral com o fortalecimento da democracia no país. “A Justiça Eleitoral continuará a atuar com rigor, serenidade, imparcialidade e comprometida com a democracia, garantindo as liberdades de eleitoras e eleitores. Que tenhamos um ótimo período de perseverança no caminho da construção democrática”, declarou.

Transição no Comando do TSE

As eleições presidenciais de 2026 serão conduzidas pelo ministro Kassio Nunes Marques, atual vice-presidente do TSE e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Kassio assumirá a presidência do TSE após o término do mandato de Cármen Lúcia, previsto para agosto de 2025. Indicado ao STF pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, o ministro terá a responsabilidade de liderar o processo eleitoral em um dos momentos mais importantes da democracia brasileira.

Fonte: AgênciaBrasil

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/02/tse-inicia-preparativos-para-as-eleicoes-de-2026-afirma-ministra-carmen-lucia/