O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu cancelar um almoço que seria realizado na residência oficial do Senado, organizado por líderes do governo, com os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil), principais articuladores políticos do governo Lula.
O evento, que contaria com a presença de líderes governistas do Senado e da Câmara dos Deputados, foi cancelado na manhã desta quarta-feira (30), aumentando o clima de tensão entre o Senado e o governo.
De acordo com informações do jornalista Valdo Cruz em sua coluna no g1, o encontro tinha como objetivo amenizar os atritos recentes entre Pacheco e o governo Lula, exacerbados nas últimas semanas por questões como responsabilidade fiscal, revisão de decisões do Congresso pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a PEC do Quinquênio, dívidas dos estados e emendas.
Segundo interlocutores, Pacheco afirmou que não seria apropriado ser o anfitrião de um almoço com ministros neste momento e que cabe à articulação política do Palácio do Planalto negociar temas de interesse do governo, como o projeto de retomada da cobrança do DPVAT, antecipação de despesas no valor de R$ 15 bilhões, e a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e de municípios. Esses assuntos estavam na pauta do almoço que foi cancelado.
Apesar do cancelamento do encontro desta quarta-feira, há expectativa de uma futura conversa entre Pacheco e o presidente Lula, uma vez que o mandatário já expressou publicamente sua intenção de se reunir com o presidente do Senado.
Com informações de Brasil 247
Fonte: https://agendadopoder.com.br/presidente-do-senado-cancela-almoco-com-ministros-da-articulacao-politica-e-tensao-com-governo-aumenta/