Com a abertura do ano legislativo, atualmente sob a gestão de Hugo Motta (Republicanos-PB), a deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) visa protocolar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que define a duração do trabalho de até oito horas por dia e 36 semanais, com jornada de quatro dias por semana e três de repouso.
De acordo com a congressista, a pasta ainda não tinha sido apresentada pois a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) estava sendo comandada pela deputada Caroline de Toni, do PL de Santa Catarina, e a avaliação é de que a PEC possuía poucas chances de avançar. “A comissão este ano não deve ter uma presidência tão radical. Muito provavelmente deve ficar com o União Brasil, que é um partido superdialogável”, disse a deputada.
A PEC também define o fim da escala 6×1. “Vamos procurar o presidente Hugo Motta e o novo presidente da CCJ, protocolar o texto e pedir a indicação de um relator. A partir do momento em que o relator foi indicado, eu tenho certeza que todas as arestas que possam estar soltas serão aparadas e o texto terá a condição de tramitar e ser trazido aqui ao plenário”, expressou Erika Hilton.
“Se vai ser esse ano que nós vamos conseguir votar, não sei, mas que a gente possa deixar pelo menos ele redondo para que até o fim do ano e, no ano seguinte, se assim for o caso, a gente consiga votar. Esta é uma pauta dos trabalhadores brasileiros, mobilizou o país, não tem lado, é uma pauta que não tem lado. Nem de esquerda nem de direita. É uma pauta do povo e ela precisa caminhar dentro desta Casa”, concluiu.
Fonte: https://oimparcial.com.br/politica/2025/02/escala-6×1-pec-deve-avancar-com-troca-de-lideranca-na-ccj/