A deputado Índia Armelau (PL) usou o expediente inicial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quarta-feira (5), para defender o concurso para agentes penais da secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap). O ponto central do seu discurso foi a reserva de 20% das 300 vagas para mulheres, que já foi criticado pela colega Sarah Poncio (Solidariedade), deputado que faz sua estreia na Alerj
Para Índia, o percentual está acima do que é necessário, considerando que o sistema penitenciário fluminense abriga cerca de 40 mil presos homens, em comparação a pouco mais de 1,5 mil mulheres. Segundo a deputada, questionar a reserva seria uma tentativa de politizar um tema sensível e de grande impacto para a sociedade.
No mês passado, Sarah Poncio usou suas redes sociais para criticar o percentual. Ela oficiou a Seap argumentando que o número contraria a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que já considerou inconstitucional limitar a participação feminina em concursos públicos, como os da Polícia Militar. Ela enviou um ofício à Seap pedindo revisão do edital e maior igualdade na distribuição das vagas.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/concurso-da-seap-coloca-as-deputadas-india-armelau-e-sarah-poncio-em-lados-opostos/