O Estado do Rio de Janeiro poderá contar com o programa ‘Torcedor Sangue Bom’, uma proposta que visa promover a doação de sangue por meio de uma competição amistosa entre torcedores de diferentes agremiações esportivas.
O projeto, de autoria do deputado Thiago Gagliasso (PL), foi aprovado em primeira discussão na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira (05/02). A proposta ainda precisará passar por uma segunda votação no plenário.
O programa prevê a organização de ações de coleta de sangue em estádios e arenas esportivas, tanto públicas quanto privadas, em parceria com agremiações esportivas e o Hemorio.
A ideia é disponibilizar unidades móveis de coleta durante eventos esportivos, permitindo que torcedores participem ativamente da campanha de doação. O calendário de ações será previamente divulgado, e as doações serão contabilizadas de acordo com o clube de coração de cada torcedor.
Para engajar as torcidas, os resultados da competição serão exibidos nos dias de jogos por meio de telões, sistemas de som e outros meios disponíveis nos estádios. A torcida campeã será aquela que apresentar o maior número de doações proporcional ao total de torcedores presentes no estádio, incentivando a solidariedade de forma saudável.
Além disso, o projeto prevê a possibilidade de criar um banco de dados para registrar as doações e autoriza o poder executivo a estabelecer premiações, em parceria com entidades privadas e do terceiro setor, para a torcida vencedora.
“Queremos estimular uma rivalidade futebolística para o bem. O programa promove a doação de sangue e cria um engajamento positivo entre os torcedores, beneficiando toda a população do Estado do Rio”, destacou o deputado Thiago Gagliasso.
Fonte: https://agendadopoder.com.br/alerj-aprova-em-primeira-discussao-projeto-que-cria-o-programa-torcedor-sangue-bom/