O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou à coluna da repórter Mônica Bergamo na Folha de São Paulo que, se voltar a governar o Brasil, seguirá os passos de Donald Trump e retirará o país de diversos organismos internacionais.
“Eu, se for presidente de novo, saio do Brics [que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, entre outros] e da OMS [Organização Mundial da Saúde]”, disse ele.
Mônica lemba que “Bolsonaro não seria o primeiro presidente da América Latina a tomar as medidas: Javier Milei, da Argentina, também retirou sua nação da organização de saúde.
O ex-presidente vai além, revela a repórter, “e diz que fará um “acordo militar parrudo” com os EUA para acabar com a presença de terroristas na tríplice fronteira, onde se encontram os limites territoriais de Argentina, Paraguai e Brasil.
“Eu vou permitir que seja instalada uma base militar dos EUA ali”, afirma ele.
Bolsonaro está inelegível por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mas, de acordo com diversos interlocutores, mantém a certeza de que terá condições políticas de reverter a decisão e, com isso, concorrer à Presidência da República em 2026, conclui Mônica
Fonte: https://agendadopoder.com.br/caso-possa-concorrer-e-se-ganhar-em-2026-bolsonaro-diz-que-vai-permitir-base-militar-dos-eua-na-triplice-fronteira/