![Lula rebate fala de Trump: “Não se faz Riviera em](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2025/02/Lula-rebate-fala-de-Trump-Nao-se-faz-Riviera-em.jpeg)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender, nesta quinta-feira (6), a necessidade de regulamentação das plataformas digitais. Em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia, ele criticou a falta de controle sobre conteúdos online e a influência de empresários nas eleições de outros países, sem citar diretamente Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) e da SpaceX.
Lula argumentou que a imprensa tradicional está sujeita a punições por informações falsas, enquanto o ambiente digital opera sem regras claras.
“Não é possível que, numa imprensa escrita, o cidadão seja punido se falar uma bobagem e, no digital, não tenha lei. Os caras acham que podem fazer o que quiserem, incentivar a morte, incentivar a promiscuidade, e não há nada para punir”, afirmou.
Atualmente, o Marco Civil da Internet exige decisão judicial para que plataformas sejam responsabilizadas por conteúdos de terceiros, com exceções para casos de nudez não consentida ou violação de direitos autorais. Lula destacou que o Congresso precisa assumir a responsabilidade de regular as big techs e, caso não o faça, a Suprema Corte deverá intervir.
O presidente também reforçou que a liberdade de expressão não pode ser usada para disseminar desinformação e ataques. Em um dos momentos da entrevista, fez uma referência indireta a Musk ao mencionar a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos, sugerindo que empresários não deveriam ter o poder de influenciar eleições globais.
O que não pode é achar que um empresário pode ser dono da comunicação do mundo e falar mal do mundo a toda hora, se metendo nas eleições dos países”, concluiu Lula.
Fonte: Estado de Minas
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/02/lula-defende-regulacao-das-plataformas-digitais-e-critica-influencia-de-empresarios-na-politica/