Um novo estudo sugere que altos níveis de colesterol HDL, tradicionalmente considerado “bom“, podem estar associados a risco maior de desenvolver glaucoma, condição que causa perda de visão irreversível.
Embora o HDL tenha sido amplamente recomendado para reduzir doenças cardíacas, os pesquisadores da Universidade Sun Yat-sen (China), questionam essa visão, especialmente no contexto da saúde ocular. O estudo está publicado no British Journal of Ophthalmology.
Leia mais:
- Colesterol alto é fator de risco para infarto e AVC; como se prevenir?
- Homem desenvolve nódulos amarelados e colesterol elevado após dieta carnívora
- Alimentação de nossos antepassados na pré-história pode não ser como você imagina!
Detalhes do estudo que associa colesterol a glaucoma
- A pesquisa, que analisou dados de 400,22 mil pessoas ao longo de 14 anos, descobriu que cada aumento moderado no HDL-C estava ligado a crescimento de 5% no risco de glaucoma;
- Em contraste, altos níveis de LDL-C, colesterol total (CT) e triglicerídeos (TG) foram associados a risco reduzido;
- A relação foi mais evidente em participantes com 55 anos ou mais, e variações sexuais também foram observadas, com os homens sendo mais afetados por níveis elevados de HDL-C.
A análise gênica sugeriu que os participantes com predisposição genética para níveis elevados de HDL-C tinham risco maior de glaucoma.
No entanto, o estudo não encontrou vínculo genético com LDL-C, CT e TG, sugerindo que esses fatores poderiam ser influenciados por condições ambientais ou de estilo de vida.
Os resultados desafiam a ideia de que o HDL-C é sempre benéfico e pedem mais estudos para entender os mecanismos por trás dessa associação.
O post Colesterol “bom” pode não ser tão benéfico como pensávamos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/07/medicina-e-saude/colesterol-bom-pode-nao-ser-tao-benefico-como-pensavamos/