Após um ano de disputa judicial, oito deputados estaduais do PDT oficializam nesta sexta-feira (7) sua filiação ao PSB, partido do senador Cid Gomes. O movimento amplia a base do parlamentar e enfraquece a legenda de seu irmão, Ciro Gomes. Além dos ex-pedetistas, a deputada Marta Gonçalves, que estava no PL, também ingressa no PSB.
A entrada dos deputados reflete o racha entre os irmãos. Cid já havia levado mais de 40 prefeitos ao PSB, enquanto Ciro manteve seu grupo no PDT. Entre os novos filiados está Lia Gomes, irmã dos políticos e agora aliada do senador. “As divergências entre Cid e Ciro giram em torno da relação com o PT no Ceará”, afirmou uma fonte próxima. O senador busca alinhamento com o governo estadual, enquanto Ciro defende a oposição.
Entre os novos filiados, o presidente da Assembleia Legislativa
A filiação de Romeu Aldigueri, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, é vista como a maior conquista de Cid. O parlamentar agora controla a Casa e reforça o poder do PSB. Além dele, também ingressam no partido Salmito Filho, Guilherme Landim, Sergio Aguiar, Osmar Baquit, Jeová Mota e Marcos Sobreira.
No PL, o clima também é de instabilidade. Marta Gonçalves chega ao PSB após seu marido, Acilon Gonçalves, ex-presidente do PL no Ceará, deixar a sigla. Aliado de Camilo Santana, ele enfrentou atritos com bolsonaristas e se afastou do partido. Entre os conflitos, está a expulsão do deputado Junior Mano por apoiar o petista Evandro Leitão.
Acilon também se envolveu na crise que levou à cassação da chapa de deputados estaduais do PL e à expulsão de Yury do Paredão, após este posar ao lado de ministros de Lula “fazendo o L”. Ao sair da presidência do PL, ele justificou: “divergências de entendimento com outros membros da sigla”.
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/guerra-entre-irmaos-apos-disputa-com-ciro-cid-gomes-filia-oito-deputados-do-pdt-ao-psb/