8 de fevereiro de 2025
Deputados da Alerj farão sobrevoo de helicóptero em Imunana-Laranjal
Compartilhe:

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, visitou Walter Braga Netto (foto) em sua cela na zona oeste do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (7). A visita, que durou cerca de 15 minutos, teve como objetivo verificar a saúde do general da reserva, a situação de sua família e se ele tem acesso à defesa. Durante a passagem pela capital fluminense, Paiva, que frequentemente se reúne com militares presos, fez questão de acompanhar Braga Netto.

Atualmente, Braga Netto é o único militar detido na Vila Militar e não apresentou queixas ao comandante. No Brasil, há 15 oficiais e 82 praças em prisão, seja cumprindo condenações ou preventivamente. Braga Netto está preso há mais de 50 dias e, segundo fontes, mantém a tranquilidade, apesar de não concordar com sua detenção.

A prisão do general de quatro estrelas é uma situação inédita, dada sua alta patente e histórico de experiências em situações de tensão. A investigação que resultou em sua prisão está ligada a uma tentativa de golpe de Estado, onde ele teria incitado críticas a militares legalistas, provocando divisões na caserna. A detenção foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que concordou com a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República, considerando que Braga Netto tentou obstruir a investigação ao buscar informações sobre a delação premiada de Mauro Cid.

Indiciado por tentativa de golpe e organização criminosa

Antes de sua prisão, ele havia sido chamado a depor, mas optou por permanecer em silêncio. Após a detenção, Braga Netto trocou de advogado e sua defesa pediu uma nova oitiva. Ele já foi indiciado, assim como o ex-presidente Jair Bolsonaro, por tentativa de golpe e organização criminosa, com uma denúncia da PGR esperada ainda este mês.

Atualmente, Braga Netto está detido em uma cela adaptada que possui comodidades como televisão e ar-condicionado, e pode receber visitas de familiares e advogados em dias específicos. A prisão preventiva deverá ser reavaliada pelo juiz responsável após 90 dias, conforme o Código de Processo Penal.

Com informações do ICL Notícias e FolhaPress

Fonte: https://agendadopoder.com.br/comandante-do-exercito-visita-braga-netto-em-prisao-no-rio/