![Início conturbado de Jair Renan como vereador em Balneário Camboriú](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2025/02/Inicio-conturbado-de-Jair-Renan-como-vereador-em-Balneario-Camboriu.png)
O vereador Jair Renan Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, iniciou sua trajetória na Câmara Municipal de Balneário Camboriú (SC) de forma tímida, contrariando até colegas do próprio partido. Eleito com a maior votação do município, Renan evitou o uso da tribuna e não apresentou projetos durante sua primeira semana de trabalho, que incluiu três sessões. Contudo, sua presença nas redes sociais foi marcante, onde se envolveu em polêmicas até com integrantes do PL.
Novato na política, Jair Renan começou seu mandato sem protocolar propostas significativas, apresentando apenas algumas indicações à prefeita Juliana Pavan Von Borstel (PSD), como a solicitação de reparos em uma rua danificada. Embora tenha se mantido em silêncio no plenário, votou contra a maioria dos projetos discutidos, inclusive uma moção de aplauso ao prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), demonstrando uma postura que por vezes contraria a orientação de seu partido.
Em vídeo, posição contrária a aumento do IPTU
Embora não tenha se pronunciado sobre seu início na câmara, o vereador se destacou nas redes sociais. Recentemente, publicou um vídeo se opondo à votação de um projeto que alterava a base de cálculo do IPTU, em um estilo que remete ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Após a aprovação do projeto, Renan lançou outro vídeo denunciando os vereadores que votaram a favor do aumento do imposto, incluindo membros do próprio PL.
Colegas, como Kaká Fernandes (PL), descreveram a relação com Jair Renan como “desafiadora”, criticando sua postura considerada infantil e irresponsável. Entre suas indicações, Renan se focou em problemas locais, como a erosão em frente a um condomínio famoso na Avenida Atlântica, buscando também a elaboração de um Plano de Contingência e Emergência para a cidade.
O jovem vereador tem buscado se aproximar do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), e foi batizado na Praia de Balneário, em uma cerimônia que reforça sua identificação com o nome de seu pai. Sua chapa eleitoral enfrenta uma ação no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), acusada de fraudar a cota de gênero. O PL, no entanto, nega as alegações.
Com informações de O Globo
Fonte: https://agendadopoder.com.br/inicio-conturbado-de-jair-renan-como-vereador-em-balneario-camboriu-gera-descontentamento-ate-no-pl/