![Maranhão registra aumento na participação em Concurso de Matemática](https://gazetadoleste.com/wp-content/uploads/2025/02/Maranhao-registra-aumento-na-participacao-em-Concurso-de-Matematica-1024x649.jpg)
Você se garante na matemática? Participaria de um concurso, de uma olímpiada? Muitos estudantes maranhenses estão se garantindo nos conhecimentos.
De acordo com a UPMat Educacional – EdTech responsável pela organização do Concurso Internacional Canguru de Matemática no Brasil, o estado registrou aumento expressivo na participação de estudantes, escolas e medalhistas no Concurso em 2024 em relação a 2023.
O número de inscritos cresceu de 39,6% e o de medalhistas teve aumento de 61,7%.
No cenário geral, a olimpíada apresentou aumento de 47% em número de escolas em 2024, posicionando o Brasil como país com maior número de participantes pelo quarto ano consecutivo.
Da instituição estadual Centro Educa Mais João Francisco Lisboa, cinco alunos foram premiados em 2024, dentre eles, a estudante Ana Luísa Fonseca Costa, de 17, do 3º ano do Ensino Médio., que ficou em 2º lugar. Este ano, ela vai participar pela segunda vez do Concurso. “Participei uma vez, foi muito bom, os professores selecionaram alguns alunos que se interessaram em fazer o concurso e eu fui selecionada, fiz a prova on-line e me sai muito bem, sempre gostei de matemática, mas não esperava que conseguiria uma boa colocação no concurso, foi uma surpresa pra mim”, disse Ana Luísa.
A estudante, que quer cursar Engenharia Civil na faculdade, afirmou que o fato dela gostar de matemática a ajudou na participação, mas ela se dedicou ao concurso, considerado um desafio para ela testar seus conhecimentos.
Foi a primeira vez que a escola participou do concurso e teve a participação de 50 estudantes nos níveis J (Júnior) e S (Student). Segundo a professora de matemática e Coordenadora de área de matemática, Quezia Regina de Carvalho Costa, com o Concurso Canguru é possível desmitificar a ideia da matemática difícil e que poucos conseguem entendê-la.
“Quando os alunos são reconhecidos e premiados verificamos o entusiasmo, felicidade e até mesmo surpresa por terem conseguido superar o desafio que foram expostos. No ano de 2024 o estado do Maranhão colocou uma meta de incentivo para as escolas, com o objetivo de aumentar as participações em olimpíadas em todas as áreas, e por meio deste incentivo conhecemos a Olimpíada Canguru e fizemos a divulgação para os alunos que demonstraram interesse em participar. Para este ano desejamos aumentar o número de inscritos. Com o início das aulas iremos iniciar as divulgações para os novos alunos, mas desde ano passado os alunos que já conheceram a olimpíada já estavam ansiosos em participar”, disse a professora.
Inscrições abertas até 14 de março
As inscrições para o Concurso Internacional Canguru de Matemática 2025 estão abertas. As escolas públicas e privadas, além das Secretarias de Educação Estaduais e Municipais, podem se antecipar e garantir a inscrição para cadastrar os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I até o 3º ano do Ensino Médio. O prazo final para inscrições em todo o Brasil é 14 de março de 2025.
O concurso é conhecido por transformar o ensino tradicional da Matemática e apresentar uma abordagem mais leve e divertida, que engaja e motiva crianças e adolescentes. Após um crescimento impressionante de 47% no número de escolas participantes em 2024, com mais de 1,3 milhão de estudantes de mais de 6.600 escolas públicas e particulares em mais de 1.100 municípios. Para 2025, a meta é que mais de 10 mil escolas privadas e públicas inscrevam seus estudantes.
A prova, a ser aplicada entre 21 e 26 de março de 2025, é composta por questões que priorizam o raciocínio lógico e as estratégias de solução de problemas e aproximam a matemática do cotidiano dos estudantes. A prova da Olimpíada será dividida em seis níveis e o conteúdo será de acordo e ordem crescente de dificuldade. A estrutura contará com questões de grau fácil, médio e difícil. O conteúdo exigido possui foco tanto em habilidades de raciocínio quanto em conhecimento técnico. São premiados os estudantes com as melhores pontuações, conforme regulamento, nas categorias ouro, prata, bronze e honra ao mérito. Também há certificados de participação para estudantes participantes e professores organizadores do Canguru na escola, bem como medalhas nas quatro categorias de premiação.
Cristina Diaz, CEO da UPMat Educacional – EdTech responsável pela organização do Concurso Internacional Canguru de Matemática no Brasil, comenta o sucesso da última edição e destaca a importância do evento com a comunidade internacional:
“O crescimento do número de escolas participantes é um marco que nos enche de orgulho. Este aumento mantém o Brasil na primeira posição como o País com o maior número de participantes da Comunidade Internacional da Association Kangourou sans Frontières (AKSF), pelo quarto ano consecutivo. Com isso, os estudantes brasileiros que participam do Canguru representam mais de 20% dos participantes em todo o mundo”.
Prova de 2025 foi desenvolvida no Brasil
Além de comemorar os números históricos, a UPMat se prepara para um evento inédito em outubro de 2025. Pela primeira vez na história, o Brasil receberá a Comunidade Internacional da Association Kangourou sans Frontières (AKSF), composta por mais de 200 especialistas em matemática e educação de mais de 100 países. O grupo, responsável pela elaboração da prova global do Concurso Internacional Canguru de Matemática 2025, se reunirá em Santos (SP) para um encontro que promete fortalecer as práticas pedagógicas e promover a excelência no ensino da matemática em nível internacional.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/02/maranhao-registra-aumento-na-participacao-em-concurso-de-matematica/