11 de fevereiro de 2025
Por que a depressão vai e volta?
Compartilhe:

A depressão é uma doença psiquiátrica que gera alterações no humor, fazendo com que os pacientes entrem em uma tristeza profunda, com sentimentos intensos de desesperança, baixa autoestima, amargura, culpa e dor, além da falta de apetite e distúrbios do sono.

Outro sofrimento que muitas pessoas enfrentam ao ter essa doença é o vai-e-vem dos sintomas. A seguir, o Olhar Digital explica por que isso acontece. 

Por que minha depressão não melhora?

Apesar de poder ser tratada e retirada de sua vida, a depressão pode ir e voltar. O Instituto de Psiquiatria do Paraná destaca alguns motivos que podem ser os responsáveis por sabotarem o seu processo de recuperação.

Mulher em situação de tristeza (Reprodução: Solving Healthcare/Unsplash)

Um deles é o tratamento inadequado. Caso esteja há muito tempo se tratando sem êxito, é interessante buscar uma nova equipe, pois a abordagem talvez precise ser mudada. 

Você está tomando a medicação corretamente? Caso não esteja, esse pode ser o principal motivo para depressão ir e voltar. Outros fatores que podem desencadear o vai-e-vem da depressão são algumas doenças orgânicas, como o mal de Parkinson e derrames, pois eles geram um desequilíbrio nos neurotransmissores e, assim, trazem sintomas depressivos.

Problemas que afetam o sono e apetite também podem atrapalhar a sua recuperação. Além disso, caso falte apoio de amigos e familiares, o tratamento será ainda mais difícil e demorado, podendo haver diversas recaídas.

De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, pessoas com depressão podem sofrer alterações do afeto e do humor, passando por tristeza constante e dificuldade de sentir prazer em ações que costumavam ser satisfatórias. Também é possível apresentar apatia e anestesia emocional, não demonstrando reações às coisas que acontecem ao seu redor. 

Há, também, os sintomas físicos, como a falta de energia para realizar tarefas, lentidão e cansaço. Além disso, você pode sofrer com a piora da memória, dificuldade de se concentrar em seus afazeres e insegurança. Outro ponto muito grave são os pensamentos negativos que começam a surgir com maior frequência. 

Quem teve depressão uma vez obrigatoriamente terá de novo?

Não. A pessoa que já teve depressão uma vez e realizou o tratamento corretamente até o final, ou seja, só interrompeu após receber alta médica, tem chances reduzidas de sofrer uma recaída. No entanto, é importante ficar atento, pois como já dito neste conteúdo, a depressão pode voltar. 

imagem mostra uma mulher tirando uma máscara/sorriso de seu rosto, dando a entender que ela está triste embora mostre outra expressão para as pessoas
Mulher que finge estar bem (Reprodução: Elena Goncharova/Shutterstock)

Caso o paciente volte a sentir sintomas como sentimento de vazio, tristeza, choro fácil, incapacidade de sentir prazer, insônia ou o excesso de sono, lentidão e outros já citados, é necessário procurar um médico imediatamente. 

Em entrevista ao portal Cuidados Pela Vida, a psiquiatra Camila Cucco destacou que alguns episódios são mais comuns para o retorno da doença, como uma separação, perda do emprego, alta exigência no trabalho e morte de um ente querido.

Por isso, fique atento caso um desses eventos, ou qualquer outro momento de tensão e estresse, infelizmente ocorra em sua vida. 

Leia mais:

  • 7 problemas de saúde que o uso excessivo do celular pode causar
  • 5 hábitos para curar sua ansiedade digital
  • Sofre com ansiedade? Veja como os ansiolíticos agem no corpo e trazem alívio

O que causa depressão?

A depressão pode ter diferentes causas, como a genética, na qual algumas pessoas têm predisposição hereditária à doença. De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde do governo federal, estudos realizados com famílias resultaram na descoberta de que o componente genético e ou hereditário aumenta em 40% a possibilidade da pessoa ter a doença.

Outra causa é a bioquímica cerebral, uma deficiência de substâncias no cérebro. Além disso, há causas comuns que são as situações da vida, quando uma pessoa passa por eventos traumáticos na infância, morte de parentes, além de estresse físico e psicológico por diferentes fatores, conflitos conjugais e situação financeira complicada. 

Quem tem depressão pode ter ansiedade também?

Sim. No portal do Dr. Drauzio Varella, a dra. Bruna Campos, psiquiatra pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, afirmou que é frequente que os dois transtornos estejam presentes no paciente ao mesmo tempo. 

Depressão tem cura?

Sim. Segundo o Ministério da Saúde, 90% a 95% dos pacientes com depressão que realizam o tratamento por meio do uso de antidepressivo apresentam remissão total da doença.

O post Por que a depressão vai e volta? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/02/11/medicina-e-saude/por-que-a-depressao-vai-e-volta/